Onda violenta
Lojistas contratarão segurança privada após arrombamentos
Temor é ainda maior no período de carnaval, segundo vítimas
A crescente onda de arrombamentos em lojas de Icaraí, bairro da Zona Sul de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, gera preocupações entre moradores e comerciantes, que já estão contratando serviço de segurança privada neste período de carnaval.
Em menos de uma semana, quatro estabelecimentos comerciais foram alvo de criminosos apenas na rua Gavião Peixoto. O último foi no início da manhã desta sexta-feira (9).
Câmeras de segurança capturaram as tentativas de furto contra uma banca de jornal e uma farmácia vizinha. Registros mostram o criminoso tentando abrir um dos espaços. No entanto, ele não consegue entrar.
O homem, ao ficar em frente à banca, monitora discretamente a movimentação de pessoas para evitar chamar a atenção. Ao perceber a ausência de testemunhas, ele se agacha e tenta arrombar o cadeado, porém sem sucesso, optando por deixar o local.
“Isso aqui acontece sempre. Tenho essa banca há dois anos e já perdi as contas de quantas vezes ela sofreu tentativa de arrombamento, mas posso dizer que foram mais de 10. Coloquei alarme quando aconteceu a primeira vez”, contou o comerciante que também preferiu não se identificar.
A gerente da farmácia, que fica em frente à banca, relatou que os funcionários foram pegos de surpresa ao chegarem para o expediente. Ainda não foi possível determinar o montante do prejuízo.
Segurança privada
Diante do cenário, lojistas preparam a contratação de segurança privada no perímetro, pois não enxergam outra opção satisfatória.
Não temos outra opção, ainda mais agora com o carnaval, com certeza eu vou ter que contratar uma equipe de apoio, segurança privada, porque não quero ter o meu estabelecimento arrombado e furtado de novo
Segundo a vítima, na madrugada da última segunda-feira (5), os criminosos conseguiram arrombar a porta elétrica da loja, entraram e furtaram o dinheiro do caixa. "O prejuízo não foi grande, mas fica o transtorno”, lamenta.
Na rua Presidente Backer, uma bicicleta foi furtada durante o dia esta semana. O criminoso levou o veículo que estava apoiado em um poste, de acordo com testemunhas.
“Desembolsamos um alto valor de R$ 2 mil no IPTU, e, lamentavelmente, não desfrutamos de segurança. Embora eu compreenda a alta demanda, a presença policial é praticamente inexistente, até mesmo nas proximidades da praia. A situação de insegurança em Icaraí é alarmante, com ocorrências constantes de roubos e furtos. A tranquilidade em nosso bairro chegou ao fim”, disse o morador Manoel Arcanjo, de 53 anos.
O que diz a PM
Procurada, a Polícia Militar informou que o 12º BPM (Niterói) está dedicado a prevenir e combater atividades criminosas na região.
"O batalhão realiza ações ostensivas, incluindo rondas e abordagens em Icaraí de forma contínua", disse.
Em nota, a PM ressalta ainda que a unidade intensificou as abordagens, concentrando-se em indivíduos suspeitos, inclusive aqueles em situação de vulnerabilidade.
"Essas operações resultaram na apreensão frequente de diversos objetos perfurocortantes. A unidade também trabalha em conjunto com as delegacias da cidade de Niterói para identificar e prender os envolvidos em ações criminosas."
Segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na área de policiamento do 12º BPM registrou queda de 27,5% nos roubos a estabelecimentos comerciais e de 24,1% no total de roubos quando comparados os anos de 2023 e 2022.
A Polícia Militar ressalta ainda a importância da colaboração da população realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - e acionando as equipes pela Central 190 ou via Aplicativo 190. Os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que os procedimentos investigativos sejam iniciados.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!