Polícia
Idosos de SG no topo da lista de mais atingidos por tiros no estado
“Balearam o coroa lá, acertaram a cabeça dele”
Esse foi o relato de um morador do Complexo do Salgueiro, após o aposentado José Carlos da Silva Corrêa, de 63 anos, ter sido baleado na cabeça durante uma troca de tiros entre traficantes e policiais civis, no último dia 28 de setembro. Embora o disparo que matou o idoso tenha sido acidental, a rotina envolvendo idosos, no que diz respeito a confrontos armados em São Gonçalo, tem sido bastante dificil. Isso porque o município possui o maior número de pessoas baleadas em 2021, são 13 vítimas acima de 60 anos, segundo a plataforma especializada Fogo Cruzado.
O estudo divulgado no último dia 1°, data em que é celebrado o Dia do Idoso, revela que 21 idosos foram baleados entre os dias 1° de janeiro e 1° de outubro deste ano em todo o Estado do Rio, sendo seis mortos. Uma dessas vítimas é José Carlos da Silva, atingido por uma bala perdida em Itaúna, no último dia 28. Ele não resistiu aos ferimentos após ficar três dias internado e faleceu no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê.
De acordo com o estudo, o Leste Metropolitano foi a área mais letal para a terceira idade nos nove primeiros meses do ano. A região que abrange Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Cachoeira de Macacu e Tanguá novamente se provou ser a de maior risco para idosos, concentrando 17 vítimas.
Os motivos da violência armada contra os idosos foram muitos. As operações e ações policiais deixaram seis baleados, seguido de roubos e tentativas de roubo (2), tiroteios entre milícias/facções (2) e briga (1). Outros quatro foram atingidos por balas sem justificativa aparente. Ao todo, três morreram em homicídios e execuções, outros três ficaram feridos em tentativas de homicídio.
De acordo com o comandante do Batalhão de São Gonçalo (7°BPM), tenente-coronel Aristheu de Goés, a unidade da Polícia Militar na cidade vem trabalho para combater a atuação de bandidos e, que por muitas das vezes, criminosos atacam viaturas policiais e acabam atingindo inocentes.
“Trabalho com foco na diminuição dos índices de violência de todas as naturezas através de aumento da ostensividade e sensação de segurança. Fazemos isso buscando a preservação de vidas”
Tiros
Ainda segundo o estudo divulgado pelo Fogo Cruzado, São Gonçalo teve registro de 51 baleados no mês de setembro, sendo 21 mortos e 30 feridos. O equivalente é 81% do total de atingidos por tiros em todo Leste Metropolitano. Os números revelam também que a cidade ficou atrás apenas do Rio no que diz respeito a tiroteios.
De acordo com o Fogo Cruzado, foram registrados 48 tiroteios em São Gonçalo, uma média de 1,6 confrontos por dia na cidade durante o mês de setembro.
Em setembro de 2021, o Fogo Cruzado mapeou 286 tiroteios/disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com relação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 9% em relação a setembro de 2020, quando foram registrados 315 tiroteios.
No último mês, 131 pessoas foram baleadas, sendo que 61 morreram e 70 ficaram feridas. O número de mortos é 39% maior e o de feridos é 1% maior que o registrado em setembro de 2020, quando houve 113 baleados, destes, 44 mortos e 69 feridos.
Em comparação com agosto, que mapeou 340 tiroteios, 172 baleados, sendo 90 mortos e 82 feridos, setembro apresentou queda de 16% nos tiroteios, 32% nos mortos e de 15% nos feridos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!