Logo Enfoco


    Operação Lesa-Pátria

    Homem que furtou bola autografada por Neymar é preso pela PF

    Nelson Ribeiro Fonseca foi capturado em São Paulo

    Publicado 17/03/2023 às 14:26 | Atualizado em 17/03/2023 às 14:42 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Bola autografada com Neymar estava na Câmara dos Deputados e foi furtada no dia do ato golpista, em Brasília, no início do ano
    Bola autografada com Neymar estava na Câmara dos Deputados e foi furtada no dia do ato golpista, em Brasília, no início do ano |  Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

    Nelson Ribeiro Fonseca, suspeito de furtar a bola autografada pelo atacante Neymar no Congresso Nacional, foi preso pela Polícia Federal nesta sexta-feira (17). A prisão ocorreu em Sorocaba, no interior de São Paulo, pela nova fase da operação Lesa-Pátria, que visa prender as pessoas envolvidas no ato golpista de 8 de janeiro, em Brasília (DF).

    Vinte dias depois dos atos golpistas, Nelson entrou em contato com a Polícia Militar (PM) para informar que estava com o objeto e o devolveu.

    A bola que continha o autógrafo de Neymar foi um presente da delegação do Santos Futebol Clube ao deputado Marco Maia, que foi presidente da Câmara dos Deputados, em 10 de abril de 2012. Na ocasião, ocorreu a sessão solene em comemoração ao centenário do clube. 

    O objeto estava exposto no Salão Verde, assim como a pérola do Catar, presente do ministro das Relações Exteriores e vice-primeiro-ministro do Estado do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Than. Este item também desapareceu em 8 de janeiro.

    Operação Lesa-Pátria

    A Polícia Federal cumpre, ao todo, 46 ordens judiciais de busca e apreensão e 32 de prisão preventiva em 10 Estados. São eles: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. 294 pessoas seguem presas.

    A PF informou também que os investigados praticaram os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. As penas variam de três meses a oito anos de prisão, além de multa. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Dania arruma as malas e vai deixar o BBB23: 'Melhor experiência'

    Próximo artigo
    >

    Três pessoas são baleadas após tiroteio na Zona Oeste do Rio

    Relacionados em Polícia