Crueldade
Gatos encontrados mortos com sinais de envenenamento em Niterói
Região Ocêanica tem histórico de maus-tratos a felinos
Seis gatos foram achados mortos, na quarta-feira (14), na Rua República Dominicana, no bairro Serra Grande, Região Oceânica de Niterói. A Polícia Civil investiga se a causa foi envenenamento.
A representante do gabinete do vereador Daniel Marques (PL) compareceu à 81ª DP (Itaipu), nesta quinta (15), para registrar o possível caso de maus-tratos.
De acordo com a mulher, moradores da região relataram o envenenamento de seis felinos, sendo quatro adultos e dois filhotes.
Próximo aos animais, tinham alimentos, o que levanta suspeitas de que os gatos possam ter sido intencionalmente envenenados.
Leia+: Animais mortos com sinais de envenenamento causam alerta em Niterói
Leia+: Gatos são encontrados mortos e revoltam moradores em Niterói
Ao ENFOCO, o vereador e apoiador da causa animal, Daniel Marques informou que coletou a alimentação que estava próximo aos gatos para análise. A 81ª DP (Itaipu), através das denúncias, iniciou uma investigação.
"Estamos tentando com as autoridades policiais para requisitar imagens das câmeras de segurança das residências para identificar a pessoa que estava realizando essa barbaridade", contou Marques.
Histórico na região
Este não é o primeiro incidente do tipo na região. Em fevereiro de 2023, quatro gatos foram encontrados mortos, supostamente por envenenamento, no bairro de Camboinhas.
Segundo relatos, os animais eram de rua, mas recebiam cuidados de moradores locais. Anteriormente, em setembro de 2022, também em Camboinhas, dois gatos e um gambá foram encontrados mortos, apresentando sinais de envenenamento.
O que diz a lei
Os animais comunitários, como os gatos de rua, são protegidos pela Lei Municipal Nº 3.153/2015.
O crime de maus-tratos contra animais pode resultar em penas que variam de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda. A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço se resultar na morte do animal, conforme previsto no artigo 32 da Lei Nº 9.605, alterada pela Lei Nº 14.064/2020.
"As pessoas precisam entender que isso não é brincadeira, todas as vidas importam" explicou o vereador Daniel Marques,
O parlamentar ainda incentivou a população a denúnciar os crimes de maus-tratos aos animais.
"Caso alguém tenha mais informações procure a 81ª DP (Itaipu) ou entre em contato com o Disque-Denúncia pelo telefone (21) 2253-1177", finalizou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!