Polícia
Força-tarefa retira mais de 10 toneladas de barricadas em SG
Apontada como um dos principais problemas de São Gonçalo e destaque em campanhas eleitorais em 2020, as barricadas vêm ganhando uma atenção especial dos órgãos de segurança da cidade. Nos últimos três meses, ações conjuntas entre o Batalhão de São Gonçalo (7°BPM) e a prefeitura retiraram mais de 190 bloqueios impostos por traficantes, em diversos bairros do município. O material retirado é equivalente a mais de dez toneladas de materiais utilizados pelos criminosos, como barras de ferro, areia, entulhos, etc.
Jardim Catarina
Segundo levantamento do batalhão, nos últimos três meses, o bairro que ganhou mais atenção dos militares no quesito barricadas foi o Jardim Catarina, que teve 61 bloqueios retirados pelos policiais militares, com apoio de maquinários da Prefeitura de São Gonçalo. Em uma das operações, realizada no dia 28 de setembro, foram retiradas 50 barricadas impostas por criminosos para dificultar a entrada de policiais e criminosos rivais.
De acordo com o comandante do Batalhão de São Gonçalo (7°BPM), tenente-coronel Aristheu Lopes, as ações realizadas são planejadas de forma estratégica e buscam devolver o direito de ir e vir da população que mora nessas regiões ocupadas por criminosos da principal facção criminosa do Estado do Rio, atuante em todo o município de São Gonçalo. Além disso, as operações visam o reestabelecimento de serviços considerados essenciais como o coleta de lixo e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que são prejudicados pela instalação de barricadas.
"É importante ressaltar que uma das principais dificuldades para o nosso trabalho é a extensão territorial de São Gonçalo, onde diversos locais foram atingidos por essa tática criminosa de instalação de barricadas, nos últimos anos. Entrentanto, realizamos nos últimos meses diversas ações de retirada de bloqueios impostos pelos traficantes e temos um bom resultado"
Tenente-coronel Aristheu Lopes, comandante do 7ºBPM
Amendoeira
Além do Jardim Catarina, outros locais vêm ganhando atenção especial nos últimos meses. O segundo bairro com maior atuação de militares no quesito barricadas foi Amendoeira, com 40 bloqueios retirados pelos militares. Uma dessas ações contou com apoio do batalhão de Niterói, em novembro deste ano. Completando o pódio de retirada de barricadas, o bairro Mutuá teve 25 barricadas retiradas pelos militares. Na sequência, vieram Trindade (20), Itaúna (10), Boaçu (9), Mutuapira e Monjolos (8), Paraíso (7) e Arsenal (5).
"É fundamental a importância das denúncias da população, que nos fomenta com informações previlegiadas sobre essa ação de criminosos. Sobre as barricadas, realizamos levantamentos diariamente sobre essa prática de obstrução de vias públicas e buscamos realizar ações que não ponham em risco a vida de policiais e da população de bem, já que algumas delas estão inseridas em áreas conflagradas pelos criminosos, que costumam atacar os nossos policiais", concluiu o comandante.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!