Logo Enfoco


    Exclusivo

    Filho conta detalhes de como foi ataque a mulher esfaqueada em SG

    Lucimara perdeu os bens após a casa ter sido incendiada

    Publicado 31/05/2023 às 15:45 | Autor: Manuela Carvalho
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Lucimara e Tiago estavam juntos há quatro anos
    Lucimara e Tiago estavam juntos há quatro anos |  Foto: Redes Sociais

    Tiago Pereira Santos, de 36 anos, acusado de esfaquear a companheira e o enteado, de 10 anos, no Rocha, em São Gonçalo, vinha tendo crises de ciúmes descontroladas. Em alguns episódios, ele chegou a deduzir que Lucimara da Silva Monteiro, de 42 anos, estava o traindo.

    Na madrugada desta terça-feira (30), ele atacou primeiro o filho da vítima, tentando cortar o pescoço do menino de dez anos. Em seguida, ele partiu pra cima dela, armado com uma faca a ferindo com diversos golpes. 

    As informações foram passadas por Wagner Santos, filho mais velho de Lucimara, de 24 anos. Segundo o rapaz, a mãe já não tolerava mais o comportamento do companheiro, e tentava se separar dele. O casal já estava junto há quatro anos e, segundo o familiar, Tiago era usuário de drogas.

    Leia+: Acusado de esfaquear mulher e enteado também agrediu vizinhos em SG

    "Eles se conheceram na igreja, ela começou a namorar. Ele começou a frequentar muito a casa dela, mas teve uma situação em que as coisas da casa começaram a sumir, a gente achou estranho e descobrimos que ele estava pegando", conta.

    Tentativa de homicídio em SG - Marcelo Tavares
    Tentativa de homicídio em SG - Marcelo Tavares |  Foto: Marcelo Tavares

    Quatro anos antes do crime, Tiago começou a frequentar um centro de reabilitação comandado pelo próprio irmão. Ele fez juras à Lucimara de que não roubaria mais. Naquele período, o suspeito não apresentava nenhum comportamento agressivo e a família da vítima não tinha, ainda, o conhecimento de que ele usava drogas.

    Aspas da citação
    Ele frequentava a igreja, então estava naquela questão de 'vou mudar'. Ele nunca foi uma pessoa agressiva, sempre foi muito passivo. Ele voltou, pediu perdão, os anos passaram e ele nunca fez nada de agressivo com minha mãe, nem roubar mais nada
    Wagner Santos filho da vítima
    Aspas da citação
      

    No início do ano, o comportamento do suspeito começou a mudar. Segundo Wagner, ele estava tendo crises de ciúmes e tinha atitudes 'estranhas'.

    "Ele estava dando muitos surtos de ciúmes, nunca foi assim. Minha mãe é uma pessoa muito calma, muito mesmo, não é de brigar. Ele começou a perguntar muitas coisas para ela: 'Tá aonde? Tá com quem?'. Desconfiava de tudo. Ele sempre acusava ela, tinha vários surtos", relembra.

    A mulher sofreu diversos cortes por todo o corpo e está se recuperando aos poucos do trauma, segundo o filho.

      

    Em um desses surtos, Tiago teve a primeira reação violenta: "Ela me mandou mensagem falando que estava na casa da minha tia, falando que ele deu um surto de ciúmes, e começou a discutir com ela em casa e ameaçou jogar um copo nela, quebrou a porta do quarto do meu irmão. Ela ficou com medo e foi para a casa da minha tia com meu irmão". 

    A partir de então, Lucimara começou a pedir para que Tiago fosse embora da casa dela, mas ele não respeitou a decisão. Segundo o filho, a mulher não imaginava o que poderia acontecer.

    Noite do crime

    Na madrugada desta terça-feira (30), Tiago atacou primeiro o filho de 10 anos de Lucimara. O garoto estava dormindo, no andar de cima da casa, quando ele chegou, entrou, foi até o quarto da criança e, com uma navalha, cortou o pescoço dele.

    Ao ouvir os gritos, Lucimara subiu as escadas e se deparou com a cena. Ela ainda tentou impedir mas foi atacada também, dessa vez com uma faca de cortar pão, conforme os relatos de Wagner.

    "Não tinha acontecido briga, nem nada. Ela estava em casa com ele, ele saiu falando que ia pagar uma conta, quando voltou, voltou falando de situações passadas, ciúmes. Ele foi lá para cima [segundo andar] e ela só escutou o grito do meu irmão. Ele abriu a garganta do meu irmão com uma gilete, aí minha mãe foi pra cima dele", completa.

    Tiago começou a atacar Lucimara, que em uma tentativa de se esquivar e salvar a própria vida, correu com o filho para a casa de um vizinho, onde ficou escondida dentro do banheiro.

    Do lado de fora, o suspeito desferiu ataques contra todos que o tentavam conter e, em meio ao surto, ateou fogo na casa. Ele só foi contido quando policiais militares chegaram no local.

    Destruição 

    • Casa foi tomada pelas chamas
      Casa foi tomada pelas chamas | Foto: Arquivo Pessoal
    • Casa foi tomada pelas chamas
      Casa foi tomada pelas chamas | Foto: Arquivo Pessoal
    • Casa foi tomada pelas chamas
      Casa foi tomada pelas chamas | Foto: Arquivo Pessoal
      

    Lucimara ainda não conseguiu entrar na casa, mas Wagner conta que o rastro de destruição foi enorme. A mulher, que trabalha como auxiliar de serviços gerais, perdeu todos os eletrodomésticos e bens materiais. Por isso, o filho mais velho criou uma vaquinha online, para tentar ajudar a recuperar o imóvel. Até agora eles já conseguiram arrecadar quase R$ 1,8 mil.  

    "Queimou tudo, perdeu geladeira, fogão, máquina de lavar, sofá que ela tinha comprado e está pagando ainda. Documentos e fotos do meu irmão, coisas que ele tinha guardado, coisas de escola, caderno, livros de escola, tudo", diz emocionado.

    Até eles conseguirem reformar o espaço, Lucimara e o filho mais novo vão ficar morando com parentes. A mulher sofreu diversos cortes pelo corpo e está se recuperando aos poucos do trauma, segundo o filho. 

    Investigação

    De acordo com o delegado Geraldo Assed, titular na 73° DP (Neves), Tiago foi autuado em flagrante e vai responder por tentativa de feminicídio, tentativa de homicídio qualificado, crime de incêndio, resistência e lesão corporal. Por enquanto, ele segue custodiado no hospital. 

    "Ele esfaqueou a companheira e o enteado, além disso ateou fogo na casa dele, jogou objetos na vizinhança e ainda resistiu à prisão quando a Polícia Militar capturou. Ele está hospitalizado porque saiu ferido dessa resistência, mas foi autuado em flagrante", detalhou.

    Assim que receber alta, Tiago vai ser encaminhado para o sistema prisional e audiência de custódia, conforme o delegado. As vítimas vão comparecer à distrital para prestar depoimento e elucidar o caso. 

    O delegado espera, ao colher o depoimento de Lucimara, saber se o comportamento agressivo de Tiago já havia acontecido em outras ocasiões. Também foi colhido material para um teste toxicológico. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Pônei apronta 'surpresa' no aniversário da filha de Virginia

    Próximo artigo
    >

    Whindersson Nunes abre o jogo sobre relação com Luísa Sonza

    Relacionados em Polícia