Operação 'Klon'
Ex-funcionária terceirizada do Detran é presa em operação no Rio
Polícia Civil mira quadrilha de clonagem de veículos
A Polícia Civil realiza nesta quinta-feira (20) uma operação contra uma quadrilha acusada de receptação e clonagem de veículos roubados do Rio. De acordo com as investigações, a quadrilha contava com a ajuda de uma funcionária terceirizada do Detran, que foi presa nas primeiras horas desta quinta (20). Segundo a Polícia Civil, a operação foi nomeada de “Operação Klon”, e tem o objetivo de cumprir 17 mandados de prisão e 70 de busca e apreensão.
Os criminosos atuam nas regiões Metropolitana, dos Lagos, Norte e Noroeste fluminenses, além dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. A polícia só teve ciência do esquema, em 2017, com a prisão em flagrante. Na época, um motorista foi abordado com um veículo modelo Kia Cadenza clonado. Ao consultarem os dados do automóvel, foi constatado que quase todos os sinais identificadores do veículo tinham sido adulterados, menos o número do motor, o que permitiu descobrir que o carro era roubado.
Quadrilha conseguia os veículos de traficantes pagando em média R$ 1 mil
Ainda segundo a investigação, a quadrilha conseguia os veículos de traficantes pagando em média R$ 1 mil, não devolvendo os veículos alugados de locadoras, e o “golpe do seguro”, quando o proprietário alegava ter sido furtado, recebia a indenização e repassava o automóvel. Os dados dos veículos eram adulterados.
Clonagem
As alterações feitas nos vidros, chassi e motor dos veículos era possível já que a funcionária terceirizada do Detran atuava na ação. Ela repassava para os integrantes da quadrilha documentos frios.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!