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    Estelionato

    Dona de casa cai no golpe do Bolsa Família em SG: 'Conta zerada'

    O caso foi registrado na 75ª DP (Rio do Ouro)

    Publicado 27/09/2024 às 11:48 | Autor: Tiago Souza
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    Os golpistas têm utilizado mensagens fraudulentas que prometem falsas atualizações cadastrais
    Os golpistas têm utilizado mensagens fraudulentas que prometem falsas atualizações cadastrais |  Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

    Beneficiários do Bolsa Família têm se tornado alvos de estelionatários em várias regiões do Brasil. Em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a dona de casa Tereza Cristina, de 46 anos, foi mais uma vítima desse golpe. Na quarta-feira (25), ela teve R$ 381 roubados de sua conta após clicar em um link enviado via SMS.

    Os golpistas usam mensagens fraudulentas que prometem falsas atualizações cadastrais para roubar dados pessoais dos beneficiários. No caso de Tereza, a mensagem alegava que ela precisava se cadastrar para receber o Auxílio Gás.

    “Recebi um SMS dizendo que era do Bolsa Família, informando sobre o Auxílio Gás. A mensagem pedia para acessar um link. Quando cliquei, abriu um vídeo do Caixa Tem, ensinando como eu deveria proceder para receber o auxílio. Acabei enviando o link com todos os meus dados. Quando fui verificar, minha conta estava zerada”, relatou Tereza, que ficou abalada com a situação.

    Prejuízo

    O valor perdido era destinado a compromissos familiares e, de acordo com Tereza, a frustração foi ainda maior por conta da sua situação financeira. O caso foi registrado na 75ª DP (Rio do Ouro), onde a dona de casa busca ajuda para tentar recuperar o que foi perdido.

    Alerta

    A frequência desses golpes motivou o Governo Federal a emitir um alerta para todos os beneficiários do Bolsa Família. O comunicado orienta que nunca se deve clicar em links enviados por SMS ou e-mail e que o contato com a Caixa Econômica Federal deve ser feito apenas por meio dos aplicativos oficiais, garantindo assim maior segurança aos usuários.

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esclarece que:

    - Os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família;

    - O Programa Bolsa Família não envia SMS com links para direcionamento a outros sites;

    - No caso de estratégicas adicionais (SMS, WhatsApp, etc.), o MDS informa antecipadamente aos estados e municípios sobre o tema nos canais oficiais;

    - O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.

    Orientações

    "Orientamos às famílias que foram lesadas a dirigirem-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo Caixa Tem. Adicionalmente, sugere-se registrar um Boletim de Ocorrência", diz a nota do MDS.

    Ainda de acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o assunto está sendo monitorado junto ao Agente Operador do Programa, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do aplicativo Caixa Tem.

    Procurada, a Caixa Econômica Federal ainda não informou se haverá devolução do dinheiro de Tereza.

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