Segurança
Delegado Marcus Amin é nomeado novo secretário da Polícia Civil
Amin substitui o delegado José Renato Torres
O governador Cláudio Castro nomeou o delegado Marcus Vinícius Amin como novo secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (19), e só foi possível após a alteração da Lei Orgânica da corporação, aprovada na quarta-feira (18) pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) em regime de urgência.
Marcus Amim, é ex-presidente do Detran.RJ. Ele, que tem 12 anos como delegado, substituiu o delegado José Renato Torres, que tomou posse há duas semanas e foi exonerado do cargo.
O novo texto aprovado pela Alerj, permite que delegados com menos de 15 anos no exercício da função assumam o comando da Secretaria de Polícia Civil.
PERFIL MARCUS AMIM
Natural de Niterói, Marcus Amim é formado em Direito, em 2003, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Está há mais de 20 anos na Polícia Civil, tendo exercido também, entre outras funções, o cargo de delegado titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos. Foi também delegado titular da 27ª DP (Vicente de Carvalho).
Por seu trabalho na polícia, o novo secretário da Polícia Civil recebeu, em 2018, a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em 2021, ganhou a Medalha José Clemente Pereira, da Câmara dos Vereadores de Niterói.
Na Polícia Civil, Amim também ganhou, como reconhecimento pelos bons serviços prestados, a Medalha de Fidelidade, em 2020, a Medalha de Honra, em 2019, e a Medalha de Devotamento, em 2018.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!