Crime em Niterói
Defesa de assassino do Plaza diz que vai recorrer: 'Erro grotesco'
Matheus dos Santos foi condenado na última semana a 28 anos
A defesa de Matheus dos Santos da Silva, de 23 anos, estudante que matou a facadas Vitórya Melissa, de 22, na praça de alimentação do Plaza shopping, em Niterói, no dia 2 de junho de 2021, disse que vai recorrer da pena de 28 anos imposta pelo Tribunal do Júri na última semana.
De acordo com a sentença, lida pela juíza Nearis dos Santos Arce, ele vai responder por homicídio quadruplamente qualificado por motivo torpe, emprego de meio cruel, dificuldade de defesa da vítima e feminicídio.
Segundo os advogados que assistem o réu "houve vários erros grotescos até a dosimetria [cálculo] da pena e a defesa vai recorrer". A defesa disse ainda que já recebeu o prazo do recurso em plenário e que vai entregar todos os argumentos dentro do prazo.
Os advogados alegam ainda que durante o processo tiveram duas surpresas no plenário: uma era de que os 25 jurados foram sorteados e a defesa não foi intimada. Já a outra foi uma divergência entre as datas das perícias e que a defesa não foi intimada para comparecer, uma vez que havia assistente técnico. A defesa finaliza dizendo que vai pedir a anulação tanto da perícia, quanto do júri.
Leia+: Assassino do Plaza Shopping é condenado a 28 anos de prisão
Na última sexta (22), Matheus voltou a ficar frente a frente com as testemunhas e os membros do Tribunal do Júri. O crime chocou a cidade de Niterói. À época, Matheus e Vitórya eram colegas de turma de um curso de enfermagem e o rapaz nutria sentimentos não correspondidos pela moça.
No dia do crime, Matheus comprou a faca usada para matar Melissa em uma loja de departamentos no próprio shopping, e subiu até o encontro dela. A jovem almoçava em uma das mesas da praça de alimentação antes de pegar no trabalho. Ela trabalhava em uma cafeteria no local.
Vídeo de câmeras de segurança mostram o condenado conversando com Melissa enquanto segurava sua bolsa, já com a faca dentro. Em seguida, após ela se levantar, Matheus a ataca por trás e dá diversas outras facadas no abdôme da menina. Houve correria e pânico de pessoas que estavam ao redor. Vitórya chegou a ser socorrida para um hospital, mas não resistiu. Matheus foi preso em flagrante.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!