Preconceito
Confusão na barca termina com acusação de racismo em Niterói
Segundo relatos, dois passageiros foram chamados de 'macacos'
Uma discussão entre passageiros acabou com uma acusação de racismo durante o trajeto Praça XV-Niterói das Barcas, na tarde desta quinta-feira (22).
Segundo testemunhas, um homem teria ofendido dois jovens ainda na plataforma de embarque. O ajudante de pedreiro Iago Pereira, de 20 anos, diz que foi ajudar uma mulher a passar pela pista preferencial com crianças, durante a espera do acesso.
Em seguida, quando a catraca foi fechada, um outro homem tentou passar pelo acesso e começou ofender o rapaz, o chamando de 'macaco'.
Acuado, Iago embarcou e foi ajudado por populares e por funcionários da CCR Barcas, que separaram os envolvidos. Um artista de rua, de 24 anos, ouviu toda a confusão e tentou entender o que havia acontecido. Segundo ele, o homem também teria ofendido o segundo rapaz com a frase "Não vou falar com você, neguinho".
Estagiária de arquivologia, Gabriela Motta, de 22 anos, presenciou todo o momento. Ela conta que estava esperando para embarcar quando viu o homem passar proferindo as ofensas.
"Eu estava esperando e vi quando o homem disse: 'Quem são esses pretos macacos que estão encostando em mim? Por que eles tão achando que podem encostar em mim?', Eu até achei que fosse comigo porque sou negra", disse.
Ainda de acordo com relatos de passageiros, o homem acusado de xingar a dupla foi segurado pelos usuários para que fosse conduzido à delegacia.
A CCR Barcas foi procurada e informou que, após desentendimento durante uma travessia entre Rio e Niterói, na tarde desta quinta-feira, passageiros foram para a 76ª DP (Niterói).
"Vale ressaltar que a concessionária não corrobora com qualquer irregularidade a bordo e nas estações, além de repudiar todo tipo de racismo", disse em nota.
Na chegada a Niterói, agentes do Segurança Presente conduziram as vítimas, o acusado e testemunhas para a 76ª DP (Niterói) para prestar esclarecimentos. O homem acusado das ofensas racistas não foi identificado. A Polícia Militar foi procurada, mas não deu informações sobre o ocorrido.
O homem foi preso pelo crime de racismo no final da noite desta quinta-feira (22).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!