Procurado
'Chico Bento' era o alvo da operação na Vila Cruzeiro, no Rio
Mais de dez escolas suspenderam as atividades por conta da ação
A operação policial realizada nesta sexta-feira (11) na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, tinha como foco principal a prisão do traficante Adriano de Souza Freitas, o 'Chico Bento'. Segundo a polícia, os oitos mortos na comunidade eram criminosos. A ação já é considerada a mais violenta esse ano resultando em fechamento de escolas e unidades de saúde. O traficante, no entanto, continua foragido.
A polícia garante que a única semelhança entre o traficante e o personagem de quadrinhos da Turma da Mônica é o apelido. Chico Bento, o criminoso, é acusado de ser uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV) no estado. Ele também foi alvo de uma operação, em maio do ano passado, que terminou com 28 mortes no Jacarezinho. Contra Chico Bento há mandados de prisão por tráfico de drogas, homicídios, exploração de menores, tortura e roubos.
De acordo com o porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Ivan Blaz, o criminoso esteve perto de ser preso, porém barricadas espalhadas pela comunidade dificultaram a entrada da polícia, em alguns pontos da Vila Cruzeiro.
"Ele, mais uma vez, utilizou esse estratagema de sacrificar jovens, pretos, pobres, favelados, periféricos", disse o porta-voz.
A operação desta sexta-feira na Vila Cruzeiro foi realizada em parceira com as policias Militar e Rodoviária Federal. Além das mortes dos suspeitos, os agentes apreenderam um verdadeiro arsenal de guerra e apreenderam drogas. A polícia ainda não divulgou a identidade dos mortos.
Quem é Chico Bento?
O traficante é conhecido pela violência e crueldade. Investigações da polícia apontam que ele usava da força para recrutar adolescentes para o tráfico.
O Disque-Denúncia oferece recompensa de R$ 1,6 mil para quem oferecer informações que levem à prisão dele.
Segundo a polícia, Chico Bento é dono da mansão encontrada por equipes do programa Cidade Integrada. O imóvel, de alto padrão, estava localizado em um ponto estratégico da comunidade, de onde o traficante tinha visão privilegiada.
Reflexos
A operação na Vila Cruzeiro alterou a rotina da população. Escolas, creches e postos de saúde permaneceram fechados nesta sexta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 17 escolas do município suspenderam as atividades.
Quem buscou atendimento médico nas Clínicas da Família Felipe Cardoso, Aloísio Novis e Klebel de Oliveira encontraram os portões fechados.
O comércio da comunidade também teve sua rotina alterada.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!