Polícia
Caminhada mais díficil para chefão do tráfico em São Gonçalo
Internado no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, desde o último domingo (16), o traficante Júlio Cesar Simão de Souza, o Magrinho da Viúva ou Olho de Vidro, apontado pela polícia como o responsável por roubos de cargas e veículos na BR-101 e um dos três principais criminosos de São Gonçalo, foi baleado e precisou ter a perna amputada ao trocar tiros com policiais do Sétimo Batalhão na comunidade da Viúva, no bairro Jardim Bom Retiro.
Integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e chefe de um conjunto de favelas nos bairros Jardim Bom Retiro, Apollo e Marambaia, em São Gonçalo, Magrinho da Viúva não era conhecido apenas por controlar e liberar as atividades criminosas dos seus "soldados", mas também por participar de roubos e arrastões na rodovia federal. Acusação que se comprova a partir do reconhecimento do criminoso por vítimas atacadas na BR-101.
Um dos alvos do traficante era a área da Delegacia de Neves (73ªDP), em que o ele teria participado de inúmeros arrastões nos últimos anos. Entretanto, o fim do "alvará de soltura" do suspeito se deu após os policiais daquela distrital terem recebido denúncia de que ele e seus "súditos" iriam cometer novos roubos de veículos na manhã do último domingo (16). O delegado Leonardo Macharet destaca que é importante a denuncia de toda e qualquer atividade criminosa para que os órgãos de segurança façam outras ações como a da prisão de Magrinho.
"Conseguimos através de denúncia prender esse criminoso, que já era um dos principais alvos da polícia em São Gonçalo junto com Rabicó e Pivete. Ele tinha o hábito de participar das ações criminosas, o que foi comprovado através do reconhecimento por parte de várias vítimas. Neutralizamos, juntamente com o batalhão de São Gonçalo, um criminoso que aterrorizou diversos moradores de vários pontos do Estado"
Leonardo Macharet, titular da Delegacia de Neves
A lista
Após assumir o batalhão de São Gonçalo, em julho de 2019, o tenente-coronel Gilmar Tramontini elaborou uma listagem com os dez criminosos mais procurados de São Gonçalo. Daquela lista, cinco deles já não estão mais nas ruas do município, sejam mortos, presos ou expulsos da cidade por traficantes rivais. Um deles é Magrinho da Viúva, que o comandante define como um cidadão inescrupuloso e uma ameaça constante ao cidadão de bem.
"Esse criminoso é responsável por vários e vários atentados a cidadãos de bem, seja na BR-101 ou no interior das comunidades que controla, como a Viúva, Morrão, etc. Todo aquele complexo localizado nos bairros Guaxindiba, Jardim Bom Retiro e Apollo sofre há anos com esse marginal"
Gilmar Tramontini, comandante do 7º BPM
Já segundo a investigação da Delegacia do Alcântara (74ªDP), responsável pelos bairros em que Magrinho era o chefe do tráfico de drogas, ele seria o 'presidente de uma empresa' que controlava a venda de drogas e serviços clandestinos como internet e gás. Além disso, reprimia moradores da região com a presença de elementos armados com fuzis e armas de grosso calibre.
Entre as fontes de renda do bandido está 'Baile do Japão', momento de distração para os 'soldados', que desfilam com armas de grosso calibre e entoam os proibidões. Em um vídeo que circulou, no mês de fevereiro, os súditos de Magrinhofizeram disparos com arma de fogo como demonstração de poder entre os todos os presentes, durante um baile funk na comunidade da Viúva.
Foragido do sistema penitenciário desde agosto de 2014, quando deixou o Instituto Penal Edgar Costa, em Niterói, o criminoso possuía três mandados de prisão em aberto pelo crime de roubo majorado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!