Julgamento
Brasileiro deputado nos EUA passa por audiência em Niterói
George Santos é acusado por diversos crimes na região
O deputado americano George Santos, acusado no Brasil de estelionato por falsificar cheques quando morava em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, terá uma audiência nesta quinta-feira (11) sobre seu caso, que foi reaberto após sua eleição para o Congresso dos Estados Unidos.
Santos foi detido pela Justiça dos Estados Unidos acusado de 13 crimes, incluindo fraude, lavagem de dinheiro e mentir perante o Congresso sobre suas finanças. Apesar dos pedidos de renúncia, ele vai poder prosseguir com funções como parlamentar enquanto aguarda julgamento.
Leia+: Deputado George Santos, filho de brasileiros, é detido nos EUA
Leia+: Foto como drag contradiz discurso conservador de brasileiro nos EUA
O processo contra Santos no Tribunal de Justiça do Rio foi suspenso em 2011 depois que as autoridades não conseguiram encontrá-lo no endereço informado por ele durante a investigação. Após denúncias feitas pela imprensa americana, alegando que ele teria cometido uma série de irregularidades, o Ministério Público do Rio pediu a reabertura do caso.
A audiência acontece na 2ª Vara Criminal de Niterói e será para uma proposta de acordo de não persecução penal, que é uma possibilidade prevista em casos de crimes sem violência ou grave ameaça e com pena mínima inferior a quatro anos. O Ministério Público pode propor contrapartidas, como a restituição de valores às vítimas e a prestação de serviços comunitários.
A juíza Fernanda Magalhães Freitas intimou o réu por meio de seu advogado e e-mail para comparecer à audiência virtual. A defesa deve ir presencialmente. Também está prevista uma audiência de George Santos na Justiça americana nesta quinta-feira. O congressista poderá responder em liberdade ou ser obrigado a pagar fiança e entregar seus passaportes.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!