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    Segurança

    'Botão de Emergência' da Uber e PM chega a Niterói e São Gonçalo

    Ferramenta já funcionava na Baixada e na capital

    Publicado 05/10/2022 às 13:41 | Autor: Rômulo Cunha
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    Botão comunica diretamente a PM
    Botão comunica diretamente a PM |  Foto: Arquivo - Enfoco

    A ferramenta "Botão de Emergência", uma parceria entre a Polícia Militar e a empresa de transporte por aplicativo Uber, começou a funcionar, nesta primeira semana de outubro, em cidades da Região Metropolitana do estado, como Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. 

    A informação foi divulgada pela PM nesta quarta-feira (5). A iniciativa tem como objetivo aumentar a segurança para passageiros e motoristas, e já estava em funcionamento para as corridas realizadas nas cidades da Baixada Fluminense e na capital.

    "A partir de agora, o botão 'Emergência 190' já está disponível na tela do celular de passageiros e motoristas parceiros da empresa de transporte de aplicativo, assim que a corrida for confirmada", disse a PM em nota.

    Botão tem como objetivo aumentar a segurança de motoristas e passageiros
    Botão tem como objetivo aumentar a segurança de motoristas e passageiros |  Foto: Reprodução

    A parceria entrou em operação também nas cidades de Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu e Teresópolis. 

    Para acionar o botão de emergência, o usuário deve:

    - Procurar a aba "Recursos de Segurança";

    - Clicar em "Emergência 190";

    Deslizar o dedo no campo indicado para mandar o alerta.

    Como funciona?

    O sistema compartilhado entre as duas instituições permite que um usuário ou motorista parceiro da Uber utilize o botão “Ligar para a Polícia" do aplicativo, estabelecendo ligação instantânea com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelos atendimentos de emergência. 

    Toda vez que o botão for acionado, os operadores do Serviço 190, subordinado ao Cecopom, recebem a localização do veículo em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. Segundo a Uber, isso permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente.

    Todas as informações – do veículo, do usuário e do motorista – são expostas na tela do computador do operador de plantão 24 horas por dia. 

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