Polícia
Assaltos mudam rotina de pedestres na Marina da Glória, no Rio
Funcionários de estabelecimentos que ficam na Marina da Glória, no bairro Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro, denunciam que os constantes assaltos na região têm atrapalhado a rotina deles e de frequentadores. De acordo com a denúncia, os crimes acontecem quase sempre na chegada do expediente, por volta de 6h, e na saída, entre 22h e 00h.
Segundo os trabalhadores, esses são os horários em que a região está vazia e sem policiamento. O local também é muito frequentado pela população para a prática de exercícios, que também tem sido afetada.
"Eu deixo para vir mais tarde, por volta de 8h ou 9h, porque fica mais movimentado e já tem algum policiamento. Mas também não fico até tarde porque começa a ficar deserto. Sempre acontecem assaltos por aqui", relata a advogada Maria Eduarda, 38 anos, que usa o local para caminhar.
Os funcionários dos clubes da região relatam que são vítimas constantes da violência.
"Fui assaltada tem uns 20 dias, por volta de 6h. Seis homens me abordaram e roubaram minha bolsa, jogaram tudo no chão, armados com faca. Levaram meu celular, cartões. Está demais", relata a funcionária Vanilda Silva, 53 anos.
Segundo ela, outros colegas também já foram vítimas e, para não sofrerem mais e se protegerem, alguns saem armados com facas para fazer o caminho de volta pra casa. Outros até pediram demissão.
"Alguns colegas saem por volta de meia noite e, se não saírem em grupos, optam por sair com facas. Alguns desistiram e já pediram demissão, como o caso de uma mesma pessoa que foi alvo de criminosos mais de cinco vezes", contou.
De acordo com outros trabalhadores, a estratégia para inibir a prática criminosa tem sido oferecer comida ou cigarros como uma espécie de moeda de troca para passarem despercebidos.
Procurada, a Polícia Militar informou que segue intensificando o patrulhamento na região da Marina da Glória e Parque do Flamengo, sempre com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade, com foco na segurança da população e na preservação de vidas.
"Cabe ressaltar que a Polícia Militar direciona seus esforços segundo a análise das manchas criminais feita a partir dos dados de órgãos oficiais, consolidados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Por este motivo, é de fundamental importância que os cidadãos denunciem, através da Central 190, de maneira imediata, quando se depararem com situações suspeitas ou casos concretos em que esteja ocorrendo ações de criminosos", informou a corporação em nota.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!