Polícia
Alerta para aumento de roubos em Niterói
Niterói sofreu aumento na criminalidade envolvendo roubos de carga, a pedestres e de carros, segundo mais recente balanço divulgado essa semana pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), referente ao mês de abril, no comparativo com o mesmo mês de 2020. o índice roubo de carga, por exemplo, disparou com aumento de 614%. Também houve aumento no roubo de rua, que inclui que inclui roubos a pedestres, em coletivos e de aparelhos celulares, e roubo de de veículos
De acordo com o ISP, o município teve 50 registros de roubos de cargas no mês de abril. No mesmo mês de 2020, auge do período de isolamento social, foram apenas sete crimes dessa magnitude. Um dos fatores que pode explicar o aumento, além do afrouxamento das restrições, segundo a polícia, é a descoberta de um esquema criminoso que visava o roubo de carga de cigarros de uma distribuidora localizada no bairro São Lourenço. Fato que comprova essa informação é que cerca de 90% de crimes nessa modalidade em abril foram registrados apenas na Delegacia do Fonseca (78ªDP).
Policiais da distrital informaram que através de dados de inteligência estão descobrindo os responsáveis pela ação criminosa. Alguns deles já foram, inclusive, presos por policiais militares do Batalhão de Niterói (12°BPM) e civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Carga (DRFC) em ações realizados neste mês de maio.
Outros índices como roubo de veículos e roubos de rua também tiveram um aumento no mês de abril, se comparados ao mesmo período do ano passado. As ações criminosas tiveram avanço de 10,4% e 100%, respectivamente.
Efeitos da guerra
Embora a Polícia Civil não tenha iniciado uma investigação focada nesses aumentos, a polícia acredita que a guerra entre os traficantes do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP) pode ter contribuído com o crescimento dos índices, já que, durante as ações, bandidos costumam roubar veículos para fugir de invasões rivais e/ou operações policiais.
Com relação aos primeiros quatro meses do ano, se comparados ao mesmo período do ano passado, também houve aumento de 82,1% em roubos de carga, 11,1% em roubos de veículos e uma queda de 24,1% em roubos de rua.
Questionado a respeito do aumento no número de roubos na cidade, o comandante do Batalhão de Niterói (12°BPM), coronel Sylvio Guerra, informou que os militares seguem realizando patrulhamentos rotineiros com o objetivo de reduzir os índices criminais da cidade.
“Estamos com o policiamento distribuído de acordo com índices da mancha criminal e realizando patrulhamentos rotineiros com o objetivo de reprimir toda e qualquer atividade criminosa de marginais que atrapalham a vida do cidadão de bem”
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!