Brigadas
Xô, mosquito! Unidades estaduais de saúde têm ações contra dengue
Vistoria foi realizada nos jardins do Heat, nesta segunda-feira
Com o intuito de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, a Brigada Contra a Dengue dos Hospitais Estaduais Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, e João Batista Cáffaro, em Itaboraí, e da UPA do Colubandê têm realizado vistoria periódica em todo espaço que acumule água, para garantir que as unidades não se tornem ambientes favoráveis para proliferação do transmissor da doença.
Com apoio do personagem mosquito Aedes Aegypti utilizado nas campanhas de combate à dengue da Secretaria Estadual de Saúde e de uma equipe de motofogs da Prefeitura de São Gonçalo, nesta segunda-feira (18), a vistoria foi realizada nos jardins do Heat. Foram verificados ralos, calhas e luminárias.
Enquanto a Brigada realizava a vistoria, os motofogs atuavam na pulverização em todas as áreas externas da unidade. O serviço é feito por uma injeção eletrônica (expulsão do inseticida através do vapor) e as doses soltas pelos motofogs são precisas, têm química limpa, chamada de verde, que não poluem o ambiente.
Dentre as atribuições dos brigadistas estão garantir a limpeza de bebedouros de água, de ralos externos e internos e canaletas de drenagens para água de chuva, e outros locais, além de realizar inspeções semanais em seu ambiente de trabalho visando que o local permaneça livre de possíveis criadouros de mosquitos.
A Brigada Contra a Dengue conta com os profissionais dos setores de higienização e limpeza, manutenção, jardinagem, enfermagem e pessoal administrativo. Os Hospitais Estaduais Roberto Chabo, em Araruama, e Zilda Arns, em Volta Redonda, além do Instituto Estadual do Cérebro, também criaram as Brigadas Contra a Dengue. Todas as unidades são administradas pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!