Cidades
União solidária em Niterói
"Solidariedade: sentimento de amor ou compaixão pelos necessitados ou injustiçados, que impele o indivíduo a prestar-lhes ajuda moral ou material".
Dicionário Michaelis
No meio do caos causado pela pandemia do novo coronavírus, a criação de um projeto chamado 'União Solidária' levou esperança para famílias em situação de vulnerabilidade em Niterói e, desde então, toda terça-feira cerca de 150 pessoas recebem doação de roupas e alimentos em pontos específicos da cidade.
De acordo com o fundador, Eduardo Lúcio dos Santos, de 40 anos, ele e outros 19 voluntários seguem uma rota de entrega desde a fundação do projeto, em novembro de 2020.
"A gente passa por Jurujuba, na Zona Sul de Niterói, e em seguida vamos para o Centro: atrás do Terminal Rodoviário João Goulart; Rua Saldanha Marinho; Avenida Ernani do Amaral Peixoto; estacionamento ao lado da estação das barcas e Cantareira; e por último partimos para São Francisco, na Avenida Rui Barbosa", explicou.
O fundador, e também assistente administrativo, explicou que o projeto começou entre amigos. Ele relata que o grupo juntava dinheiro entre si e montava cestas básicas para famílias necessitadas em Jurujuba, até terem a ideia de entregar cachorro-quente no Centro da cidade.
"No primeiro dia levamos 50 unidades e refrigerantes, mas agora aumentamos a produção e levamos quentinhas, sucos, biscoitos e roupas", disse Eduardo.
As marmitas entregues costumam ir com palavras de afeto, como amor, saúde e paz, na intenção de levar uma mensagem de carinho para as pessoas em situação de carência. O fundador acredita que essa ação faz diferença na vida de quem é ajudado.
"Quando estamos na rua vemos a diferença. Algumas pessoas que moram pelo Centro descem do apartamento para pegar roupa e comida quando passamos, pois não têm o que comer em casa", declarou.
Além da entrega de quentinhas, o grupo também realiza um bazar solidário, todo mês, no barracão do 'Bloco Unidos de Jurujuba', no campo do Flamenguinho, em Niterói. A data costuma ser divulgada na página do Facebook do projeto.
Quem quiser doar pode entrar em contato através do telefone (21) 99781-7001 ou pela página no Facebook.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!