Proteção
UFF volta a exigir uso de máscaras em ambientes fechados
Instituição recomenda que ocorra proteção em ambientes abertos
A Universidade Federal Fluminense (UFF) voltou a exigir o uso de máscaras em ambientes fechados. A decisão segue orientação de especialistas da instituições. A medida pode ser estendida para ambientes abertos.
A taxa de casos positivos para a Covid-19 em todo o estado passou de 15,8% para 18,4%. A medida da direção da UFF visa reduzir a possibilidade de contaminação dentro da instituição.
A instituição havia liberado o uso de máscara em suas dependências, mas decidiu voltar atrás.
A medida não agradou o estudante de engenharia Clevio Ribeiro disse que não aprova o uso de máscara em lugares abertos, mas diz ser compreensível dentro das salas de aulas.
Se for determinado como regra, eu voltarei a usar. Dentro das salas de aula eu acho necessário, porque tem mais contato, mais proximidade, mas no lugar aberto não acho tão necessário
Já a aluna do curso de Biologia Gisele Freitas, acredita que o uso de máscara deveria ter sido mantido obrigatório desde o começo.
"Não sei porque liberaram. Já era meio óbvio que os números iriam aumentar. A galera acha que, por estar em local aberto, está protegido. Mas tem que pensar que, mesmo em lugar arejado, as vezes existe aglomeração, tipo a fila do bandeijão, por exemplo", contou.
Para o Infectologista José Pozza Júnior, o aumento dos casos desde o fim da obrigatoriedade era evidente, contudo, os números de internação não eram preocupantes. Mas agora esses números começam a preocupar.
A gente começa a se preocupar com algumas medidas de autoproteção, como as máscaras, higiene das mãos, porque inicialmente a gente vê um aumento no número de casos para depois repercutir no de internação
Ele ainda ressaltou que, no momento, é fundamental para a volta das máscaras em locais fechados e, mais para frente, pode precisar ser feito um ajuste para os outros ambientes.
O último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Niterói consta um aumento de casos confirmados de Covid-19 ao longo das três semanas do mês passado. Nesta quarta-feira (1°) o painel de Covid da cidade aponta 17.243 casos confirmados, 134 óbitos em decorrência do vírus, com uma taxa de 0,8% de letalidade.
Uso obrigatório em Três Rios
As máscaras também voltaram a ser obrigatórias nos locais abertos e fechados em Três Rios, no Sul do Rio. A determinação aconteceu nesta terça-feira (31) devido ao aumento no número de casos de Covid-19 na cidade. O boletim divulgado na segunda-feira (30), a cidade havia registrado 23.624 casos confirmados e 318 óbitos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!