Arte & cultura
Traços de artista inspiram e levam colorido a bairro do Rio
Espaços ganham detalhes únicos de Odylo Falcão em Laranjeiras
Se viver em um mundo cinzento é sinal de mau agouro, os moradores do bairro Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, não têm com o que se preocupar. Isso porque cada pedacinho da região ganhou personagens coloridos que brincam com a lucidez, tudo construído pelas mãos do artista urbano Odylo Falcão, de 57 anos.
As intervenções artísticas começaram em 2014, durante a Copa do Mundo no Rio. Odylo passeava com o filho pelo bairro do Flamengo, quando notou um tapume branco no Hotel Windsor Florida. Ele ficou inquieto com o espaço, se sentindo atraído a deixar sua arte ali.
"Fui no hotel, pedi permissão, o gerente viu que seria bom para eles, tinham muitos turistas, comecei a fazer. Foram nove dias pintando, foi ótimo para todos", relembra.
Foi então que as portas começaram a se abrir para o artista, que trabalha dando aulas de arte em um curso particular da região. Ele fez desenhos internos na sede da Sociedade Viva Cazuza e começou a pintar muros em Laranjeiras, bairro em que mora desde criança.
"Muitas vezes eu estou começando a pintar e alguém passa e fala meu nome, ou então pergunta: 'Você é o Odylo?'. Eu cheguei naquela condição de ter o traço autoral, é simples mas guarda todo um processo de trabalho. Então, isso é muito legal, as pessoas já reconhecem o meu trabalho", diz.
Para Odylo, o trabalho trata-se de uma revitalização em um espaço que pode ser chamado de casa. A arte, sempre muito presente na vida do profissional, é motivo para que ele continue querendo inspirar mais pessoas.
"No caso de Laranjeiras, muitos muros eram grafitados, e eram grafites antigos, misturados, pichação, muito desordenado, cartazes colados e rasgados. Eu pedi autorização e fiz a arte nesses lugares em que estava tudo deteriorado. A importância é eu passear pelo bairro e ver que estou revitalizando, de alguma forma, e não só a arte estática, mas cultural também", salienta.
Inspirações
Quem contempla os trabalhos do Odylo percebe que ele tem um traço próprio. As inspirações dele vêm de uma bagagem familiar.
Eu gosto de criar vários personagens. Boto as plantas, que representam Laranjeiras [bairro], meus pais são nordestinos, então sempre que eu posso retrato essa parte também, nas festas populares, nas cores, bandeirinhas. São vários projetos. Mas, minhas principais inspirações são meu filho e minha esposa
E não é à toa que a primeira arte que iluminou o bairro foi um retrato do Gabriel, filho único do profissional. Em casa, ele conta que sempre busca passar esse amor pela arte para o jovem, de 17 anos.
"É passado no sentido de apresentar, ele faz muito bem super-heróis, é incrível que ele faz tudo de memória. Quantas vezes eu peguei desenhos dele amassado, em que ele dizia: 'Tá ruim!'; e eu guardava. Boto tudo em portfólio, tenho rabisco dele com três anos até hoje em dia. Passo tudo para ele, até como estudar", disse orgulhoso.
Oficina
Junto com outros quatro artistas, Odylo vai promover uma atividade na horta da General Glicério, em Laranjeiras, no próximo sábado (8), às 9h. No local, um aulão artístico gratuito será oferecido aos que participarem, já que o grupo vai oferecer papel, lápis de cor, grafite e giz de cera.
Além disso, o público também poderá contemplar como são feitos os personagens do artista, que estampam cada muro do bairro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!