Cidades
Terçou com vacina, sol e praias lotadas em Niterói
No dia em que Niterói começou a vacinação contra o novo coronavírus as praias da zonal sul da cidade ficaram cheias nesta terça-feira (19), apesar da prefeitura ter prorrogado as medidas até o 28 de fevereiro na cidade.
Em Icaraí, São Francisco e Charitas o calor forte lotou as praias de frequentadores que dividiam permanência entre areia e mar.
A aposentada Paola Albuquerque, de 62 anos, que estava caminhando no calçadão da Praia de Icaraí, desaprovou o comportamento dos banhistas.
"Tivemos a chegada da vacina, mas isso não quer dizer que a pandemia acabou. As pessoas de fato, precisam acordar e entender que esse vírus continua matando", afirmou.
Calor continua
Segundo o Wanderson Silva, meteorologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a expectativa é que o calorão continue até o fim de janeiro. O especialista explica que as altas temperaturas são normais nessa época do ano.
"Aliás, o normal é termos períodos com dias consecutivos mais quentes, intercalados por outros com mais chuva (quando usualmente forma a típica Zona de Convergência do Atlântico Sul). O que está acontecendo agora é que um sistema de alta pressão atmosférica (chamado Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul) está ganhando força e dominando a porção leste do Brasil, incluindo o setor centro-norte da região Sudeste", explicou.
Ainda de acordo com o meteorologista, o sistema de alta pressão, inibe a formação de nuvens mais pesadas e bloqueia a chegada de frentes frias, e por isso temos os dias com sol e calor.
"Há uma frente estacionária lá entre o litoral do Paraná e de São Paulo, e ela não consegue avançar. Apenas algumas pancadas bem isoladas e rápidas podem ser registradas aqui no RJ, principalmente na região Serrana", destacou o especialista dizendo ainda que vai seguir monitorando.
Segundo o Instituto Nacional Meteorologia (Inmet), para esta quarta-feira (20) as temperaturas devem ultrapassar os 35 graus em Niterói e região. No Rio, nesta terça, a sensação térmica ficou em quase 50 graus.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!