Cidades
Tensão na vizinhança: Niterói faz comparativo de vacinados e SG pede correção
Publicada às 17h23 / atualizada às 21h38
Com o avanço na distribuição de doses de diferentes imunizantes no combate à Covid-19, cresce o número de vacinas aplicadas pelos municípios. Segundo dados do Vacinômetro, ferramenta utilizada pelo Ministério da Saúde para acompanhar o ritmo de vacinação no Brasil, até esta quarta-feira (30), em todo o território nacional, já foram 100 milhões de doses aplicadas. Segundo a pasta, o Brasil é o 4º país do mundo em número absoluto de doses aplicadas.
Em São Gonçalo, a imunização já está liberada para a população a partir de 31 anos. O calendário avança duas idades a cada dois dias. No entanto, a rápida aceleração chamou a atenção para a efetividade real das imunizações. Isso porque, segundo dados do último censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a cidade contava com cerca de 999.728 habitantes. O instituto atualiza, em números estimados, que 1.091.737 residem no município atualmente.
De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo, o município já imunizou 408.484 pessoas. Se o número for comparado com a população total da cidade, que é de 999.728, a porcentagem de efetivos vacinados ficaria em torno de 40%. Mas, como a cidade segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), que orienta a imunização de pessoas acima dos 18 anos, o percentual muda para 57%, ainda tendo como referência os dados de 2010. Se for levar em consideração a população estimada, que é de 1.091.737, o percentual de imunizados cai para quase 27%.
Para o infectologista da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), José Pozza Júnior, o avanço rápido nas faixas etárias pode estar relacionado a uma menor adesão da população imunizada.
"O que pode estar acontecendo é um menor comparecimento da população e, como sobra vacina, avança a idade. Quando se calcula essa divisão por idade é pelo quantitativo de vacina somado à expectativa com o que vai chegar de outras vacinas"
Do percentual de imunizados, a prefeitura gonçalense afirma que, ao todo, foram 32.149 trabalhadores da saúde, 135.732 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 81.655 pessoas com comorbidades, 1.278 pessoas com deficiência permanente, 8.123 trabalhadores da educação, 369 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 2.772 acamados, 137.519 pessoas da população em geral com mais de 31 anos, 3.590 pessoas privadas de liberdade, 39 pessoas em situação de rua, 113 portuários e 3.346 gestantes, puérperas e lactantes foram vacinados. Até as 16h desta quarta-feira (30), 141.860 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.
Briga de vizinhos
O avanço para novas faixas etárias em São Gonçalo, parece ter incomodado a vizinha Niterói. Pelas redes sociais a administração niteroiense passou a fazer comparativos destacando que na cidade quase 60% da população já foi imunizada. Em Niterói, a partir desta quinta-feira (1º), moradores com 40 anos ou mais, já podem ser imunizados
O comparativo provocou reação imediata no Executivo gonçalense, ao dizer que não está numa competição e que segue no cálculo orientado pelo Ministério da Saúde com o percentual de vacinados em pessoas que podem receber o imunizante, ou seja, acima dos 18 anos.
'A Prefeitura de São Gonçalo parabeniza a vizinha Niterói pelo percentual de moradores vacinados com a primeira dose contra covid-19, mas informa que já vacinou 46% do público-alvo a ser imunizado, segundo o Ministério da Saúde. Por aqui, a Saúde faz as contas de acordo com o número de pessoas que podem receber a vacina e não pelo total populacional. Não encaramos a vacinação como competição. Estamos aguardando a correção da arte.'
A resposta ganhou apoio de internautas e a Prefeitura de Niterói acabou por justificar que também realizará a comparação pelo público vacinável e embora tenha divulgado uma tabela comparativa, inclusive citando a Capital, argumentou não se tratar de uma competição.
Sobre o avanço de faixas etárias na vacinação em São Gonçalo, a prefeitura esclareceu 'se basear nos dados do Ministério da Saúde para calcular o percentual de vacinados. Segundo o MS, o público alvo é de 851.886 munícipes a serem imunizados. Atualmente, 46 % desse público já recebeu a primeira dose na cidade e pouco mais de 17,5% da população recebeu as duas doses'.
Nesta quinta (1º), o gabinete de crise se reúne para definir o calendário da próxima semana. O município não faz repescagem, o que significa que quem perdeu o dia pode procurar os postos para ser vacinado normalmente.
Com relação ao conscientização da popualção para ser vacinada, o Executivo informa que apesar do calendário estar avançando nas faixas etárias, a imunização continua englobando todas as faixas anteriores e grupos inseridos nas primeiras fases.
A prefeitura garante que a Secretaria de Saúde e Defesa Civil vem acompanhando os percentuais vacinados em cada grupo prioritário, tem ampliado horário de atendimento e está estruturando outras estratégias para garantir o acesso de toda a população ao processo de imunização, inclusive com atendimento itinerante, em breve, previsto no planejamento desde o início da vacinação'.
Por fim a Prefeitura de São Gonçalo justifica que vem fazendo campanhas para incentivar a vacinação e divulga diariamente o calendário em pontos de atendimento, em suas redes sociais, por mensagens de texto, sirenes da defesa civil, carros de som e através da própria imprensa. Agentes de saúde também orientam os moradores quanto a importância da vacinação nas mais de 70 unidades de saúde espalhadas pelo município e nas visitas de atendimento domiciliar.
Já a Prefeitura de Niterói afirmou, a partir da subcoordenadoria de mídias sociais, que 'o gráfico comparativo da vacinação contra a Covid-19 entre as cidades tem o objetivo de oferecer para a população niteroiense um panorama geral da cobertura vacinal no município e que o cálculo foi feito com o número de vacinados com a primeira dose informado no site das prefeituras e a população estimada da cidade pelo IBGE'.
Ainda segundo a prefeitura, até terça-feira (29) foram vacinados 286.656 niteroienses com a primeira dose e 99.479 pessoas receberam a segunda dose do imunizante. Niterói já aplicou a primeira dose da imunização contra a Covid-19 em 55,6% da população total, estimada em 515.317 habitantes pelo IBGE. Considerando apenas as pessoas acima de 18 anos (público vacinável), o percentual de aplicação da primeira dose é de 70%.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o objetivo é vacinar toda a população o mais rápido possível, no ritmo que a chegada de vacinas permitir e que a arte divulgada, alvo o pedido de correção por parte da Prefeitura de São Gonçalo, com relação aos percentuais de imunização das cidades já foi corrigido.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!