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    Tecnologia se torna grande aliada na secretaria das Culturas em Niterói

    Publicado 28/10/2021 às 23:33 | Atualizado em 29/10/2021 às 9:08 | Autor: Enfoco
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    Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia se torna grande aliada na secretaria das Culturas em Niterói
    |  Foto: Pedro Conforte
    Atualmente, todas chamadas públicas no site são 100% digital e auditável. Foto: arquivo/Pedro Conforte

    A Prefeitura de Niterói tem realizado diversos investimentos tecnológicos para facilitar o acesso dos cidadãos às informações públicas. Entre eles, o Portal de Serviços ao Cidadão, lançado em maio, é uma das ações estratégicas, que,  além de tornar serviços e dados mais acessíveis, avança nas melhores práticas de transparência.

    A Secretaria Municipal das Culturas, em parceria com a Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói (Seplag), disponibiliza, atualmente, todas as suas chamadas públicas no site, garantindo um processo de seleção simplificado, 100% digital e auditável.

    Para o secretário das Cultura de Niterói, Leonardo Giordano, a concentração das inscrições no Portal de Serviços ao Cidadão é um grande avanço e reflete o entendimento de que a tecnologia precisa estar a serviço da administração pública.

    “Tornar as inscrições dos editais totalmente digital facilitou muito a vida dos fazedores de cultura. Isso só foi possível graças a esse esforço que a Prefeitura de Niterói vem fazendo em investir em tecnologia de ponta. Hoje, o artista, o produtor, pode inscrever seu projeto nas chamadas públicas pelo telefone, via aplicativo ou portal, garantindo a mesma confiabilidade, enviando os documentos necessários em formato de arquivo de imagem digital  e com registro assegurado no Gov.br. Um aperfeiçoamento significativo, principalmente  porque os processos ficam mais auditáveis.”

    “Tornar as inscrições dos editais totalmente digital facilitou muito a vida dos fazedores de cultura". Foto: divulgação

    De acordo com uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no último semestre de 2020, 20% das atividades digitais da população brasileira envolviam alguma interação com o Poder Público, como solicitar um benefício social ou pedir um documento.

    Para a secretária de Planejamento, Ellen Benedetti, “a transformação digital da Prefeitura e toda política de atendimento ao cidadão é feita no sentido de melhorar a transparência, o serviço prestado e a relação da cidade com o niteroiense. Além de ser um atendimento mais eficiente e ágil, a redução do custo para Prefeitura também nos nos possibilita destinar mais recursos para outras iniciativas que demando foco da gestão municipal.”

    O site e o aplicativo concentram as informações e direcionam o cidadão para os canais de atendimento presenciais, telefônicos ou digitais das Secretarias, inclusive redes sociais como Colab, Facebook, Instagram. A plataforma estará disponível para download gratuito na App Store e no Google Play, ou  através do link: http://servicos.niteroi.rj.gov.br/

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