Cidades
Tartaruga marinha é solta em Itaipuaçu
Uma ação do Projeto Onda Certa da Secretaria de Proteção e Defesa Civil possibilitou que cerca de 90 alunos com idades entre 6 e 17 anos tivessem na terça-feira (29), uma aula prática sobre o meio ambiente. A iniciativa aconteceu na praia de Itaipuaçu, próximo à Rua 70.
A atividade contou com a parceria do CTA – Serviços, que é responsável pelo monitoramento das praias e permitiu não só que o grupo conhecesse a carcaça de alguns animais marinhos, como acompanhasse também a soltura de uma tartaruga-verde (chelonia mydas) que estava em tratamento há um ano.
Segundo a bióloga e responsável pela parte de educação ambiental, Mariana Buratto, o animal juvenil com 42 centímetros e cerca de cinco quilos foi encontrado em São Francisco do Itabapoana, no Norte Fluminense, abaixo do peso, com a nadadeira esquerda sem movimento e fibropapilona (tumor causado pela poluição da água).
“A principal causa da morte dos animais marinhos é o descarte de lixo nas praias. Então, conversamos com eles sobre os danos e o que pode ser mudado para salvar o meio ambiente”, completou Mariana.
Para o major Gilvane Dias, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, essa atividade é de suma importância para a educação ambiental.
“Nós ensinamos os cuidados que as crianças têm que ter com os animais marinhos, o que fazer caso encontrem algum animal ferido. No caso, o CTA sempre nos apoia fazendo o tratamento e a soltura desses animais na orla de Maricá”, explicou.
Já a pequena Dominicky de Jesus, de 10 anos, disse o que aprendeu com a atividade.
“Eu não sabia que não podia jogar lixo no mar, que fazia mal aos animais marinhos. Agora eu não vou jogar lixo e vou pegar o lixo que jogarem”, disse Dominicky.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!