Cidades
Tartaruga em estado de decomposição é encontrada na praia de Icaraí
O corpo de uma tartaruga marinha foi encontrado boiando na praia de Icaraí, em Niterói, neste domingo (4). A causa da morte pode ter sido motivada por interação com pesca, apontou a médica veterinária Daphne Wrobel Goldberg (UFF).
Guardas municipais e policiais militares do programa Niterói Presente resgataram o animal, levaram para a areia da praia e acionaram órgão especializado para remoção.
Segundo Wrobel, que atua na Associação R3 Animal, com foco em resgatar, reabilitar e reintroduzir animais selvagens ao habitat natural, é difícil identificar a espécie devido ao estágio avançado de decomposição.
Na avaliação da especialista, o indivíduo seria da espécie Chelonia mydas, popularmente conhecido como tartaruga-verde.
Ela explica que por serem herbívoras, as formas juvenis desta espécie se aproveitam das águas tropicais e subtropicais, próximas à região costeira do país, como área para seu desenvolvimento e alimentação.
"O animal tem uma boa condição corpórea, o que nos leva a crer que a causa de morte é bem aguda, possivelmente provocada por interação com pesca", disse.
Conscientização
A orla das praias da Baía de Guanabara recebeu nos últimos dias placas de conscientização sobre os riscos que a tartaruga verde corre em função do despejo irregular de lixo nas praias e sobre como as aves são afetadas pela utilização do cerol e da linha chilena.
O projeto de educação ambiental é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação (Seconser) e o Projeto Aruanã.
Segundo a prefeitura, a iniciativa em breve será ampliada para as praias da Região Oceânica de Niterói, com placas alertando para a preservação de outras espécies da fauna.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!