Meio ambiente
Tartaruga debilitada é resgatada em praia de Búzios
Animal havia ingerido resíduos sólidos
Uma tartaruga marinha foi resgatada debilitada no canto direito da Praia da Ferradura, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio, nesta quarta-feira (12).
O engenheiro da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, Bernardo Corty, que realizou a remoção, relatou tratar-se da ingestão de resíduos sólidos (lixo), os quais geram inadequação do fluxo digestivo do animal, ocasionando inanição e severo emagrecimento.
A partir desse estágio, segundo ele, a tartaruga perde forças para mergulhar ao fundo e se alimentar. O animal foi retirado da água cuidadosamente e mantido na sombra, com toalha úmida recobrindo a carapaça.
A toalha foi mantida umedecida com água do mar até a chegada da equipe CTA, que destinou a tartaruga para cuidados mais específicos, como lavagem estomacal e aplicação de soro.
Mesmo com as campanhas já realizadas pela Secretaria do Ambiente e Urbanismo alertando para os impactos negativos do lixo no mar, animais marinhos do município continuam sendo impactados por esse malefício.
A Prefeitura de Búzios realiza novo apelo para que seja evitado o despejo de resíduos sólidos em praias e suas proximidades, utilizando-se as lixeiras distribuídas na cidade, durante o ano de 2022.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!