Esporte e lazer
Tamoio: destombamento do clube gonçalense é aprovado na Câmara
A novela ainda não acabou
A Câmara Municipal de São Gonçalo aprovou o destombamento do Tamoio Futebol Clube, tradicional espaço esportivo e de lazer, localizado na Avenida Presidente Kennedy, no Zé Garoto.
O Projeto de Lei 0028/2022, de autoria do vereador Cacau (Cidadania), foi votado em regime de urgência e aprovado em discussão única por 14 votos a 8. A ideia dos atuais donos é demolir o espaço, patrimônio cultural e histórico do município, para construir um supermercado. Segundo a justificativa do projeto, elaborada por Cacau, o plano irá promover a renda e a geração de empregos municipal.
"A iniciativa tem como objetivo promover a expansão do local, criando com isso a oportunidade de geração de emprego e renda. A reversão desse processo de tombamento se faz mais que necessária não só pela perda dos empregos em consequência da pandemia, mas também como a importância de recuperamos as receitas tributárias diretas e indiretas perdidas", diz a justificativa.
Durante a sessão plenária, os vereadores Cici Maldonado (PL), Pedro Pericar (PSL), Romário Régis (PC do B), Lecinho (MDB), Professor Josemar (PSOL), Priscilla Canedo (PT) e Vinícius (Solidariedade) se posicionaram contra o destombamento. Cici, inclusive, pediu uma audiência pública para discutir o assunto antes de realizar a votação na Câmara.
O vereador Alexandre Gomes (PV), líder do governo no plenário, foi a favor do projeto do vereador Cacau.
Antes da votação, o partido Cidadania, por onde Cacau exerce seu mandato, lançou uma nota pública sendo contra o destombamento e sendo favoráveis a manutenção das atividades esportivas, culturais e artísticas.
O projeto será enviado para o Poder Executivo, que poderá ou não aprovar.
Discussão na Alerj
Em contrapartida a São Gonçalo, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quinta-feira (24) o tombamento do Clube Tamoio. O Projeto de Lei 5064/2021, de autoria da deputada estadual Zeidan (PT), entra em pauta um dia após a discussão na Câmara de São Gonçalo, que terminou com o destombamento do Clube.
No entanto, a aprovação do projeto de lei estadual pode fazer com que o Tamoio seja novamente tombado por interesse social, histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro, sendo superior a lei municipal. Com a votação a favor, os deputados estaduais podem evitar a demolição do local.
Mas o projeto de lei estadual pode fazer com que o Tamoio seja tombado por interesse social, histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro, se sobrepondo a uma lei municipal. Caso os deputados estaduais aprovem o projeto, inviabilizará a demolição do imóvel e sua descaracterização, como pretendem os empresários que o compraram através de um leilão.
Para a deputada Zeidan, o clube tem uma importância cultural para a sociedade, sendo um lugar de grandes eventos esportivos e desfiles de carnaval.
"O Carnaval teve no Clube Tamoio uma importância muito grande. Ali eram realizados desfiles de fantasias de luxo do carnaval, com transmissão pela TV, e tudo ficou na memória de muita gente. Agora querem apagar uma história que tem tantos outros momentos importantes como shows, campeonatos de futebol, festas, grandes eventos e muito esporte e lazer. Vamos lutar para manter de pé esse importante espaço de São Gonçalo", disse.
Ainda segundo Zeidan, todo o acervo histórico e cultural ficará livre de destruição, descaracterização ou mudança de uso do imóvel em questão, bem como a transferência definitiva de suas atividades.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!