Cidades
'Socorro, estou caindo!', alerta cartaz em árvore de Icaraí
Um pedido de socorro para evitar acidentes. Essa foi a ideia que comerciantes da Rua Lopes Trovão, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, tiveram para chamar atenção por conta do risco que árvore está oferecendo. Há pouco mais de seis meses, ela tombou e está escorada apenas pela parede de uma loja.
De acordo com a lojista Vilma Martins, de 51 anos, responsável pelo estabelecimento em que o tronco está escorado, na altura do número 496, ela colou cartazes no tronco porque teme que um acidente grave aconteça.
"Já fizemos diversas solicitações em órgãos da Prefeitura, mas até agora nada. A árvore já está há mais de seis meses encostada aqui. O tronco está tomado por cupins, vez ou outra tem uma revoada desses insetos. Colocamos os papéis para ver se assim alguém toma uma atitude", afirmou.
Segundo uma comerciante vizinha, proprietária de um estabelecimento de organização doméstica, Luiza Delatorre, de 56 anos, agentes da Prefeitura e da concessionária Enel já avaliaram os riscos, mas não confirmaram prazos para remover a árvore.
"É uma sensação de impotência. A gente não precisa mais de uma ação preventiva. Já tombou. Agora é urgência, tem que fazer a retirada. Ou vai esperar acontecer algum acidente?", questionou a comerciante.
Procurada, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) informa que já foi feita a vistoria no local e elaborada a licença para a supressão, a ser executada já nos próximos dias.
Após a supressão, o processo será encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente para a ação fiscalizadora sobre o corte das raízes que desestabilizaram a árvore. Ainda segundo a Prefeitura, toda a ação será fotografada e uma outra árvore será plantada no local.
Já a concessionária de energia elétrica Enel informa que enviará uma equipe técnica ao local para avaliar a situação da árvore e da rede da companhia.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!