Logo Enfoco


    Cidades

    Sexta Santa: restrições limitam movimentação no Mercado São Pedro, em Niterói

    Publicado 01/04/2021 às 11:06 | Autor: Alan Emiliano
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Sexta Santa: restrições limitam movimentação no Mercado São Pedro, em Niterói
    Anchova, corvina, namorado, camarão e pargo são os frutos do mar mais comprados nesta época. Foto: Lucas Benevides

    Milhares de pessoas são esperadas no Mercado São Pedro, localizado no Centro de Niterói, entre esta quinta (1º) e sexta-feira (2), para fazer as últimas compras para a sexta-feira santa. Em virtude da pandemia, a administração de uma das principais referências de pescado da Região Metropolitana limitou a quantidade de pessoas no interior do centro comercial.

    De acordo com o diretor da Associação dos Comerciantes de Mercado São Pedro, Atílio Guglielmo, a expectativa é de um movimento superior ao ano passado. Segundo ele, entre 10 e 20 mil pessoas devem passar pelo estabelecimento nos dois principais dias de compras, mas apenas 100 poderão entrar por vez, por conta do último decreto municipal, que limita a quantidade de clientes.

    “Estamos evitando a aglomeração vista em outros anos. A expectativa é de um movimento maior que o ano passado, em que já enfrentávamos o coronavírus, e isso vem se confirmando nos últimos dias. O pescado vem fazendo sucesso durante a pandemia e a Semana Santa é o retrato disso”.

    Atílio Guglielmo, diretor da Associação dos Comerciantes de Mercado São Pedro
    Apenas 100 clientes podem entrar no mercado por vez. Foto: Lucas Benevides

    De acordo com Atílio, os principais produtos procurados nos últimos dias são: anchova, corvina, namorado, camarão e pargo. Esses são os frutos do mar considerados tradicionais nessa época.

    Quem não deixou para comprar o pescado na última hora foi o empresário André Peixoto, de 47 anos, que mantém a rotina de compras para a sexta-feira santa sempre no dia anterior da data religiosa.

    “É importante que as coisas estejam sendo feitas de acordo com as normas para o combate ao coronavírus. Eles estão aferindo a temperatura, disponibilizando álcool em gel em todos os stands. E os preços não estão abusivos, conseguimos fazer uma economia boa”, disse o empresário.

    Nesta quinta-feira (1º), o Mercado São Pedro irá funcionar até as 19h. Já na sexta (2), o funcionamento vai até as 13h. O centro comercial fica localizado na Avenida Visconde do Rio Branco, n°55, no Centro de Niterói.

    Páscoa

    Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, mostra que cerca de 102,7 milhões de brasileiros devem realizar compras para a Páscoa deste ano.

    De acordo com o estudo, 64% dos consumidores pretende comprar presentes e chocolates para a data, enquanto 19% não pretende ir às compras este ano. 16% ainda não se decidiu.

    Questionado a respeito da movimentação em Niterói, o presidente em exercício da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, Manoel Alves Júnior, afirmou que espera uma movimentação parecida com a de 2020.

    “Apesar das restrições, acreditamos que teremos uma Páscoa igual ao ano passado, pois também estávamos com as restrições de abertura do comércio. A Páscoa é uma tradição familiar e as famílias não vão deixar de presentear as crianças, ainda mais num momento como este”.

    Manoel Alves Júnior, presidente em exercício da CDL de Niterói

    De acordo com Charbel Tauil, presidente do Sindicado dos Lojistas do Comércio de Niterói (SindiLojas), a expectativa para as vendas deste ano é positiva, quando comparado ao ano passado.


    "É importante lembrar que a proximidade da Páscoa é o período mais aguardado, para quem trabalha com chocolates. Em 2020, a prefeitura havia determinado o fechamento das lojas e só tardiamente, depois de muita insistência, veio a autorizar o funcionamento das casas de doces e chocolates, que tiveram apenas três dias para vender. Já agora em 2021, o Sindilojas reivindicou a abertura das lojas do ramo, o que foi prontamente atendido. Assim, as lojas de doces e chocolates estão podendo trabalhar desde a semana passada e mais esta semana inteira, num indicativo positivo para as vendas", explicou.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Primeiro de abril: confira as pegadinhas que tomaram conta da web

    Próximo artigo
    >

    Prazo para revisão de cadastro do Bolsa Família é prorrogado

    Relacionados em Cidades