Cidades
Servidores municipais realizam manifestação no Centro de SG
Servidores municipais de São Gonçalo realizam uma manifestação desde às 8h da manhã desta terça-feira (10) na Região Central da cidade.
Os protestantes de diversas categorias estão reunidos nas escadarias da sede da Prefeitura, na Rua Feliciano Sodré e lá devem permanecer até às 12h.
Eles fazem diversas reivindicações, entre elas a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) e melhorias nas condições de trabalho.
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Efetivos (Sindspef-SG), Everton Luiz, a administração pública precisa convocar os servidores para construir o PCCS de forma conjunta.
"Esse plano já está no forno há dois anos e não sai. Queremos uma construção bilateral, com a nossa participação efetiva. O nosso reajuste salarial está acumulado em 18% e a Prefeitura não reajustou", finalizou.
Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo informou que o atual governo tem se empenhado para buscar avanços que contemplem os servidores municipais da cidade.
De acordo com o Executivo, em novembro de 2018 foi concedido reajuste de 7,09% a todo quadro, além de um aumento total de 13,02% para os integrantes do magistério municipal, em janeiro deste ano.
Ainda conforme a Prefeitura, a Comissão de Enquadramento e Capacitação Profissional trabalhou de forma árdua e rápida, para garantir que cada servidor tivesse seus direitos garantidos e explicou que realizou pagamento referente a processos parados desde 2015, que foram deferidos através de análise, concedendo as diferenças referentes a abono permanência (para quem tem tempo de aposentadoria e continua na ativa), adicional de qualificação, enquadramento, insalubridade e periculosidade.
"Todos os processos de enquadramento e de adicional que foram abertos tempestivamente, passaram por análise da comissão e os que não possuíam exigências a serem cumpridas por parte do servidor, foram implementados na folha de pagamento", explica Anna Luiza.
Além do reajuste salarial e pagamento das diferenças, a Prefeitura explica que concedeu reajuste no auxílio transporte, passando de R$ 136,40 para R$ 173,80, em abril deste ano.
Por meio de nota, o Executivo lembrou que o atual prefeito, José Luiz Nanci, quitou os débitos referentes ao 13º salário e ao vencimento de dezembro, ambos de 2016, deixados em aberto pelo último governo. Ambos foram pagos no primeiro semestre de 2017.
Capacitação
A Secretaria de Administração tem promovido cursos de capacitação através do Programa de Formação Continuada. Além do benefício do conhecimento, o servidor pode alcançar outros objetivos com a capacitação.
De acordo com a Lei Municipal 388/2011 e 08/2003, o servidor municipal estável tem direito a ganhar 3% de gratificação sobre o salário se completar 120 horas de cursos, dentro da área de atuação, no período de 12 meses.
Este benefício pode ser alcançado todo ano, chegando ao limite de 30% após acúmulo de gratificações.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!