Cidades
Seguranças do terminal de Niterói expulsam ciciclista
Seguranças do Terminal Rodoviário Presidente João Goulart, no Centro de Niterói, foram flagrados expulsando um jovem do local e chutando sua bicicleta na madrugada desta sexta-feira (20).
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o final da ação que aconteceu no pavilhão azul do terminal, onde os passageiros fazem embarques intermunicipais.
Na filmagem, dois homens uniformizados, que se apresentaram como seguranças do terminal, e outro segurança descaracterizado cercaram um rapaz que estava empurrando a bicicleta na área de embarque.
Segundo testemunhas, o ciclista, ainda não foi identificado, estava embarcando para o bairro Apollo, em São Gonçalo, por volta de 0h30. Com tom de voz alterado, os supostos seguranças discutiram com o ciclista até que um passageiro do terminal se aproximou para demover os funcionários.
"Quando notei que tocaram o braço dele, decidi intervir. Eram três homens contra um, e eles estavam ameaçando o rapaz. Foi uma tentativa de evitar a agressão" relatou o artista de rua Fernando Mesquitta.
Ao fim, o ciclista desiste do embarque. Dois seguranças chutam a bicicleta e o rapaz deixa o terminal pela pista dos ônibus, empurrando a bicicleta.
Nas redes sociais internautas demonstraram revolta com a atitude dos funcionários.
"Se tentamos incentivar uma política de bicicletas e transporte público pra desafogar o centro da cidade do trânsito de carros poderíamos ao menos ter o direito de trafegar com elas sem sermos agredidos, coagidos, e termos nossos bens danificados", afirmam as postagens.
Não há placas indicativas de proibição de bicicletas no terminal e, segundo testemunhas, não havia movimentação de passageiros no momento da abordagem.
Desligamento
A empresa que administra o terminal, Terminal Rodoviário de Niterói (Teroni), informou que quatro funcionários envolvidos no caso foram identificados pelo circuito de câmeras e serão desligados da empresa.
"O comportamento dos quatro é inadmissível para a empresa, que faz treinamentos regularmente com seu quadro funcional, justamente para prestar o melhor serviço possível à população" informou a empresa em nota.
A administração afirmou, ainda, que repudia qualquer tipo de violência e que sua política de relacionamento se pauta no respeito, na ética e na transparência e na excelência no atendimento aos clientes.
"A Teroni vem a público pedir desculpas pela má conduta de quatro funcionários, que na última sexta-feira agiram de forma agressiva e ofensiva contra dois usuários" informa a nota.
Colaborou: Matheus Merlim
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!