Logo Enfoco


2.0

Terremoto em São Gonçalo: especialista explica tudo o que aconteceu

Tremor virou o assunto mais comentado entre os moradores

Publicado 13/03/2025 às 18:19 | Autor: Gabriel Villa Nova
Ouça a reportagem
Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
Apesar do susto, tremor não levou riscos a cidade
Apesar do susto, tremor não levou riscos a cidade |  Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Após o alerta de que a cidade de São Gonçalo registrou um tremor de terra de magnitude 2.0 na Escala Richter, na tarde desta quarta-feira (12), um sinal de alerta foi ligado e gerou medo e preocupação entre alguns moradores da região. Apesar do fenômeno, o grau registrado não leva perigo ou risco para a população, segundo os especialistas. 

Com isso, muitas perguntas e dúvidas começaram a vir à tona entre os moradores de São Gonçalo. Para sanar as dúvidas da população, o ENFOCO conversou com Márcia Nunes, presidente da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) do Núcleo Rio de Janeiro/Espírito Santo, que deu detalhes exclusivos sobre o assunto.

Segundo a especialista, diversos fatores podem contribuir para a ocorrência de sismos em um país. Entre eles, destacam-se a tectônica de placas, com maior impacto e atuação, e em menor escala, atividades humanas associadas à construção de grandes infraestruturas e processos de mineração.

A presença de falhas geológicas e outros processos que podem alterar a pressão nas rochas subterrâneas também são causas importantes de tremores.

Apesar do susto, Márcia destacou que o registro de 2.0 na Escala Richter registrado em São Gonçalo não leva perigo para a população.

"Tremores de pequena magnitude são relativamente comuns no Brasil. A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registra aproximadamente 10 tremores com magnitudes inferiores a 2.5 na Escala Richter por dia. Esse tremor registrado não causa nenhum tipo de impacto ou danos a população, mesmo no caso de uma cidade de grande porte como São Gonçalo", explicou.

Ainda de acordo com a especialista, a explicação mais plausível para o tremor registrado nesta quarta é em relação à ativação de falhas geológicas.

Aspas da citação
Essas estruturas são comuns em todo o território brasileiro e, quando ativadas em função de um processo natural de acomodação, liberam a energia que é detectada pelos sismômetros. Entretanto, devido à sua baixa intensidade, esses tremores raramente são sentidos pela população"
Márcia Nunes presidente da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG)
Aspas da citação

Ao ENFOCO, Márcia detalhou as medidas de magnitude e quais tipos de risco podem levar para a população.

Sismos menores que 2.0

Impacto: Não sentido, mas registrado por sismógrafos.

Descrição: Tremores pequenos que geralmente não causam preocupação.

2.0 – 3.5

Impacto: Geralmente não sentido.

Descrição: Pequenos tremores que podem ser detectados por instrumentos, mas raramente são notados pela população.

3.5 – 4.5

Impacto: Sentido, mas raramente causa danos.

Descrição: Tremores que podem ser percebidos por pessoas, especialmente se estiverem em um ambiente tranquilo.

4.5 – 5.5

Impacto: Sentido por muitas pessoas; danos menores.

Descrição: Pode causar movimento de móveis e barulhos de objetos caindo; pode causar danos leves a estruturas precárias.

5.5 – 6.5

Impacto: Pode causar danos moderados em áreas urbanas.

Descrição: Tremores fortes que podem danificar edificações mal construídas e causar ferimentos.

Acima de 6.5 até 8.0

Impacto: Danos significativos em áreas urbanas; potencial para destruição em regiões próximas ao epicentro.

Descrição: Forte potencial de causar danos severos a edifícios e infraestrutura.

8.0 ou maior

Impacto: Destruição massiva em regiões amplas.

Descrição: Terremotos extremamente potentes que podem devastar cidades inteiras e causar perturbações significativas em larga escala.

Terremoto vira assunto em São Gonçalo

Nesta quinta, no dia seguinte após o tremor registrado em São Gonçalo, o ENFOCO foi até as ruas da cidade para saber o que a população tem a dizer sobre o assunto.

No movimentado bairro de Alcântara, onde o comércio fervilha e as ruas vivem cheias, a comerciante Ciara Cândido encarou a notícia com bom humor.

“Não fez nem cosquinha. O que treme aqui em Alcântara são as fofocas, as confusões”, brincou.

Já para a vendedora ambulante Sandra Ramos, que trabalha há nove anos na região, o impacto veio mais pelo susto do que pelo tremor em si.

“Fiquei sabendo pela reportagem. O Brasil é dado como um país ‘tranquilo’, e de uma hora para a outra receber essa notícia na nossa cidade, causa medo e deixa qualquer um assustado. Tomara que isso não aconteça mais”, disse.

O tremor não causou danos estruturais nem foi sentido pela maior parte da população gonçalense. Para os moradores, o que continua sacudindo a cidade são mesmo as rotinas agitadas e as movimentações do dia a dia.

Tags

Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
Achados e Perdidos

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

Entrar no grupo
Artigo anterior
<

Acusado de tentar matar PM é preso na véspera do aniversário em Niterói

Próximo artigo
>

Criminosos invadem e furtam restaurante a poucos metros de DP

Relacionados em São Gonçalo