Logo Enfoco


    São Gonçalo realiza evento em homenagem à Iemanjá no domingo

    Celebração acontece na Praia das Pedrinhas, a partir das 9h

    Publicado 02/02/2024 às 15:16 | Atualizado em 02/02/2024 às 15:35 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Evento em SG acontece sempre no primeiro domingo de fevereiro
    Evento em SG acontece sempre no primeiro domingo de fevereiro |  Foto: Divulgação

    A Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, será palco neste domingo (4), a partir das 9h, para o "16º Presente de Iemanjá". O evento é sempre marcado por muita fé, dança e homenagens e já se tornou uma tradição entre as celebrações religiosas da cidade. O Presente de Iemanjá é reconhecido como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa da cidade.

    Apesar do dia de Iemanjá ser comemorado nesta sexta-feira (2), a festa em São Gonçalo é realizada no primeiro domingo de fevereiro. Durante toda a manhã, candomblecistas, umbandistas e simpatizantes das religiões de matrizes africanas compareceram à Praia das Pedrinhas para homenagear, agradecer e fazer pedidos à Iemanjá.

    Leia +: Iemanjá: saiba tudo sobre a festa para a Rainha do Mar no Rio

    No ponto alto da celebração, por volta das 13h, um barco de pescador local leva os presentes e os pedidos para o mar, com saudações e muita fé de cada pessoa que comparece à celebração. Mãe Márcia D’Oxum está à frente da comissão organizadora desde o início das celebrações do Presente de Iemanjá em São Gonçalo.

    O Presente de Iemanjá é reconhecido como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa da cidade de São Gonçalo, através da Lei 1022/2019, de autoria do vereador Alexandre Gomes, tem como marcas, além do cunho religioso, a conscientização ecológica, o estímulo à economia criativa e a diversidade gastronômica oferecida ao público.

    Uma das entidades mais respeitadas e cultuadas no Brasil, Iemanjá é a senhora do mar e representa a beleza, a família, a maternidade e o amor. É a protetora dos pescadores e jangadeiros. No sincretismo religioso, Iemanjá está associada à Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Candeias. Deusa da nação de Egbé Ioruba, é considerada mãe de quase todos os orixás evocando fertilidade.

    Esquema especial de trânsito 

    A Secretaria Municipal de Transportes divulgou que vai implantar um esquema especial de trânsito para a realização do evento. As mudanças no tráfego terão início a partir do sábado (3), a partir das 23h, e se estenderá até segunda-feira (5), após a desmontagem da estrutura utilizada durante o evento.

    Haverá interdição ao tráfego de veículos da Orla da Praia das Pedrinhas a Rua Sergio Martins de Carvalho, no trecho compreendido entre a Rua Ribeiro e a Rua Ponta Grossa. O tráfego será mantido em sentido único de circulação nas ruas Magalhães Bastos, Rua Nova Jersey e a Rua Ponta Grossa, no trecho compreendido entre as ruas Nova Jersey e Magalhães Bastos.

    Fica proibido o estacionamento de veículos na Rua Ponta Grossa durante todo o período de realização do evento. Os veículos que estiverem estacionados irregularmente estarão sujeitos à remoção conforme é previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Vai curtir blocos? Saiba os horários dos transportes no Rio

    Próximo artigo
    >

    Fantasias aquecem vendas no comércio em Niterói e São Gonçalo

    Relacionados em São Gonçalo