Apagão
Pacientes transferidos após princípio de incêndio em hospital de SG
Não houve óbitos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde
Um princípio de incêndio na subestação de energia elétrica do Hospital Luiz Palmier obrigou a transferência de pacientes do novo Centro de Terapia Intensiva (CTI), para outro setor da unidade, no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, na noite desta quarta-feira (13).
Não houve óbitos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Foi registrado apagão em ao menos 50% do local, conforme relatos de testemunhas.
A prefeitura disse ao ENFOCO que o gerador do hospital está funcionando e os reparos já foram iniciados na subestação. A unidade investiga as causas do incidente
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o serviço de prevenção às 23h. Além dos pacientes e funcionários que já estavam na unidade, quem chegava era surpreendido com a escuridão em algumas partes.
“Fiquei assustado pois é uma unidade fundamental para a cidade. Fui imediatamente para lá. Funcionários falaram que mais de 50% da unidade ficou sem energia por falta de gerador. Isso é um absurdo. Não dá para o Hospital Luiz Palmier não ter gerador suficiente”, denunciou o vereador Romário Régis (PDT).
Procurada, a Enel Distribuição Rio, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região, ainda não informou se os reparos já foram finalizados.
Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, os pacientes do novo CTI foram transferidos para o setor antigo e seguem monitorados com toda a aparelhagem específica do centro de terapia intensiva. A unidade funciona com auxílio de gerador.
"Somente após as transferências foi realizado o corte de energia e o acionamento do gerador. Não houve óbito. O gerador do hospital está funcionando e os reparos já foram iniciados na subestação. A unidade investiga as causas do incidente", afirmou em nota.
A enfermeira Isabella Nanubia, conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, disse que esteve pessoalmente no local para cobrar medidas.
"Pedi pra chamar a equipe de enfermagem pra saber o que está acontecendo, se a enfermagem está atuando em segurança e se os profissionais estão conseguindo, também, atender em segurança esses pacientes num momento desse de queda de luz, num hospital grande, desse porte, e a gente quer saber se vão guardar as vidas aqui nessa unidade", frisou a enfermeira, em vídeo publicado nas redes sociais.
Novo CTI
O novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) acabou de ser entregue pela prefeitura com 15 leitos. Foi na parte da manhã desta quarta-feira (13), horas antes do problema acontecer.
O espaço é composto por duas salas, com cinco leitos cada, e mais cinco leitos com isolamento – todos com antessala e banheiros.
O novo CTI fica em uma área externa do hospital e em um local completamente isolado e com toda estrutura necessária.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!