Logo Enfoco


    Temor

    Multa após 22h ou não? Radares geram dúvidas na RJ-106, em SG

    Motoristas pedem sinalização em local de assaltos

    Publicado 19/10/2024 às 7:03 | Autor: Sofia Miranda
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Motoristas circulam apreensivos diante da crescente onda de roubos e assaltos
    Motoristas circulam apreensivos diante da crescente onda de roubos e assaltos |  Foto: Lucas Alvarenga

    Motoristas que trafegam pela RJ-106, em São Gonçalo, têm questionado a regulamentação que define o horário de funcionamento dos radares de velocidade. A medida prevê que os equipamentos operem das 6h às 22h, mas alguns condutores afirmam que os aparelhos estariam funcionando além desse horário.

    O fato tem gerado apreensão, principalmente diante da crescente onda de roubos e assaltos na região. ENFOCO apurou, na última quinta-feira (17), que os radares localizados nos trechos de 50 km/h, na altura de Tribobó, e de 60 km/h, no bairro Almerinda, não possuem sinalização informando os horários de operação. A ausência dessas informações tem deixado motoristas sem clareza sobre a nova regulamentação.

    A falta de sinalização também tem contribuído para que motoristas se sintam inseguros no período noturno. Casos de roubos e assaltos são mais comuns à noite, quando, segundo relatos, os radares estariam ainda em operação, apesar da regulamentação oficial.

    “Fico preocupado porque ou você reduz e corre o risco de ser assaltado, ou mantém a velocidade e pode ser multado. O radar fica funcionando a noite inteira”, afirmou Rogério Marques, de 34 anos.

    DER-RJ ainda não informou se há previsão para a instalação das placas informativas sobre horários
    DER-RJ ainda não informou se há previsão para a instalação das placas informativas sobre horários |  Foto: Lucas Alvarenga

    Já Almiran José, que trabalha há quatro anos às margens da rodovia, afirmou que não há possibilidade de se sentir confortável na região durante a noite.

    “Esses assaltos são coisas que não deveriam acontecer, mas estamos no Brasil, então é assim que funciona. Durante o dia, dificilmente acontece assalto por aqui, mas de noite é imprevisível”, afirmou o vendedor.

    Regulamentação

    A nova regulamentação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) prevê que os radares funcionem apenas das 6h até às 22h.

    Questionado, o órgão informou à reportagem que pretende ampliar os informes sobre os horários de funcionamento dos aparelhos. 

    ''A legislação não obriga a instalação de placas informando o horário de funcionamento, mas ainda assim, o DER divulga o horário nos seus painéis de mensagens variáveis. O DER também já tem na sua programação ampliar essa informação por meio de placas instaladas próximas aos equipamentos de fiscalização eletrônica'', informou. 

    Veja abaixo um exemplo de informe sobre a operação dos radares.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Botafogo tropeça e empata com Criciúma no Maracanã

    Próximo artigo
    >

    Dois homens são presos por desmanche de carro roubado em SG

    Relacionados em São Gonçalo