Seca
Moradores de SG convivem com falta d'água há 3 semanas
Segundo relato, problema iniciou antes do apagão em Alcântara
A falta de abastecimento de água tem afetado os moradores do bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, há mais de três semanas. A situação tem gerado reclamações e dificuldades no dia a dia das famílias da região.
O porteiro, Luiz Fábio, de 48 anos, morador da localidade, disse ao ENFOCO, que o problema não é restrito à sua residência: "Não é só na minha casa, é na rua, é na quadra, é no bairro inteiro", declarou.
Ele relatou que a concessionária responsável pelo fornecimento de água, Águas do Rio, tem tratado a situação como um problema local. "Eles dão a entender, nas conversas, que é um problema só na minha casa. Disseram que enviariam alguém para verificar o hidrômetro em até dois dias, mas nada foi resolvido", disse o porteiro.
Segundo Luiz Fábio, a empresa justificou a interrupção do abastecimento por conta de um problema elétrico na estação de Alcântara, ocorrido na última terça-feira (12).
"Quando aconteceu o problema de falta de luz, já estávamos há quase duas semanas sem água. Amanhã (quarta-feira, dia 20), completa três semanas sem abastecimento regular", rebate.
Para lidar com a situação, a família de Luiz tem improvisado. "Estamos usando a pouca água que ainda resta na cisterna. Minha esposa está trazendo água em garrafas do trabalho. É muito difícil fazer isso, mas é como temos sobrevivido", relatou o morador.
O que diz a Águas do Rio
Procurada pelo ENFOCO, a Águas do Rio informou que "em função da parada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, na última semana, o abastecimento ficou impactado em diversos bairros de São Gonçalo, incluindo o Jardim Catarina".
Ainda segundo a concessionária, "o fornecimento de água tratada está em fase de retomada gradativa, mas a concessionária vai enviar uma equipe para verificar a ocorrência e reforça que está à disposição dos clientes por meio do 0800 195 0 195, que funciona para ligações ou mensagens via WhatsApp".
Ao ser questionada sobre a falta d'água ter começado antes do problema citado, a Águas do Rio respondeu que irá "mandar uma equipe ao local para verificar". Segundo a empresa, "é possível que seja alguma coisa pontual".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!