Solidariedade
Família de menina de 3 anos que morreu atropelada doa órgãos em SG
Criança estava internada há uma semana no Heat
Em meio ao luto pela perda da pequena Maria Jhulia Viana Cabral, de 3 anos, vítima de um atropelamento em Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana, a família resolveu doar os órgãos da menina, que teve a morte cerebral atestada no início da tarde desta quinta-feira (25). A informação é do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, onde a criança estava internada.
De acordo com o Heat, a doação já foi comunicada ao RJ Transplantes, e a equipe médica planeja a captação de órgãos da menina, incluindo fígado e rins.
O acidente ocorreu no último dia 17, quando Maria Jhulia brincava com outras crianças em uma rua de Cachoeiras de Macacu. Segundo a família, a menina foi atropelada por uma moto conduzida por um adolescente de 16 anos, ocasionando um traumatismo craniano. Apesar dos esforços dos profissionais de saúde, ela não resistiu aos ferimentos.
A avó materna da criança, Jocilene Moura, relatou a angústia vivida pela família desde o acidente.
"Ele tentou desviar mas não conseguiu. Minha neta foi socorrida para a UPA da região e, em seguida, levada para o hospital municipal. Mas devido à gravidade do acidente, fizeram a transferência para o Hospital Alberto Torres", contou Jocilene.
Após a decisão de doação dos órgãos, a família da menina plantou um pé de jasmim no "Jardim do Doador" do Heat. O espaço foi instalado numa área reservada do hospital há sete anos como homenagem aos doadores e símbolo de uma segunda chance de vida para outras pessoas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!