Logo Enfoco


    Solidariedade

    Coração de jovem é captado em hospital de SG para doação

    Família também permitiu retirada de outros órgãos

    Publicado 26/09/2025 às 18:34 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Com o consentimento da família uma força tarefa foi mobilizada para a captação e transporte do órgão no menor tempo possível.
    Com o consentimento da família uma força tarefa foi mobilizada para a captação e transporte do órgão no menor tempo possível. |  Foto: Divulgação

    Às vésperas do Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado neste sábado (27), o Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, registrou a sexta captação de coração do ano. A doação ocorreu nesta quinta-feira (25) e foi autorizada pelos familiares de um jovem de 30 anos vítima de um AVC, que teve diagnóstico de morte encefálica confirmado.

    Com o consentimento da família, uma força-tarefa foi mobilizada para a captação e transporte do órgão no menor tempo possível. A equipe médica chegou ao hospital em um veículo do programa RJ Transplantes, enquanto uma aeronave da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) transportou o coração até a unidade onde estava o receptor. Além do coração, também foram captados córneas, rins, fígado, pele e ossos.

    O HEAT, referência na captação de órgãos no Estado do Rio de Janeiro, celebra o envolvimento dos profissionais da unidade e das famílias doadoras no processo. Este ano, a SOAer transportou mais de 700 órgãos entre hospitais do estado, contribuindo para salvar vidas e garantir transplantes bem-sucedidos.

    Para marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOOT) do HEAT realizou nesta sexta-feira (26) atividades no hospital, incluindo plantio de mudas de jasmim no Jardim do Doador de Órgãos e uma exposição de fotos.

    O comandante da SOAer, tenente-coronel Rodrigo Medina, reforçou a importância da parceria com o hospital. “O HEAT é um grande parceiro no processo de captação de órgãos. Todos os funcionários do hospital estão sempre integrados no processo, que salva centenas de vidas. Tenho muito orgulho do Hospital Alberto Torres”, afirmou.

    A captação desta quinta-feira marca o segundo coração retirado em apenas um mês no hospital, evidenciando o compromisso do HEAT com a doação de órgãos e a continuidade de vidas por meio de transplantes.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Samuel de Assis em Niterói: peça explora amizade e silêncio masculino

    Relacionados em São Gonçalo