Logo Enfoco


    Honestidade

    Caixa eletrônico em SG dá dinheiro a mais, e cliente devolve

    Douglas Oliveira ainda preservou o equipamento com defeito

    Publicado 06/06/2024 às 6:58 | Atualizado em 06/06/2024 às 11:38 | Autor: Rhyan de Meira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Douglas Oliveira é fundador e coordenador do projeto Primeira Chance
    Douglas Oliveira é fundador e coordenador do projeto Primeira Chance |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

    Imagine a cena: você precisa sacar dinheiro em um caixa eletrônico mas ao digitar R$ 50, vê que o equipamento dispensa o dobro do valor, ou seja, uma nota de R$ 100.Isso foi o que aconteceu, na noite de terça-feira (4), com o coordenador do projeto Primeira Chance, Douglas Oliveira. Ao invés, no entanto, de ficar com a nota de R$ 100, ele voltou ao banco na manhã desta quarta (5) para devolver o valor a mais. 

    Segundo Douglas, o caso ocorreu quando ele estava realizando a operação bancária fora do horário de funcionamento da agência do banco Itaú, no bairro Neves, em São Gonçalo, por volta das 21h30. Com dinheiro em mãos e temendo ser acusado de roubo, Douglas gravou o caso e divulgou nas redes sociais nesta quarta.

    Aspas da citação
    Percebi que tinha alguma coisa errada ali e, para a minha segurança, comecei a gravar. Eu sabia que alguém poderia ser prejudicado e que eu queria mostrar para as pessoas que vale a pena fazer o certo.
    Douglas Oliveira ativista social
    Aspas da citação

    Além de denunciar o caso, essa não foi a única atitude positiva de Douglas. Ele ficou em frente à máquina até as 22h, quando os caixas eletrônicos são bloqueados por medida de segurança. 

    “Não estou roubando ninguém. Isso iria acontecer mais até fechar o caixa. Agora bloqueou tudo, posso ir embora tranquilo. Estou fazendo a minha obrigação”, disse nas redes sociais.

    Em seguida, o ativista social foi à 73ª DP (Neves), em São Gonçalo, que fica em frente à agência para pedir informações sobre como proceder nesse caso. Para o ENFOCO, ele informou que foi orientado a fazer uma queixa online.

    Douglas contou ainda que voltou à agência por volta das 7h para colar um aviso dizendo “caixa com defeito” e esperou a agência abrir, por volta das 10h, para conversar com a gerência.

    Através dos ''stories'' na rede social, ele relatou que a gerente da instituição bancária ficou abalada ao descobrir o erro na máquina.

    Torcendo para que eu tenha sido a única pessoa a sacar. A gerente chorou muito. É nisso que temos que pensar: alguém vai se prejudicar”, finalizou Douglas, que ficou conhecido nacionalmente através do programa "Caldeirão do Huck", da TV Globo, em 2019, ao ganhar a reforma total da sede do projeto que fica no Morro da Coruja, em São Gonçalo. 

    Na pandemia da Covid-19, Douglas também apareceu inúmeras vezes em reportagens na sua mobilização para arrecadar e distribuir cestas básicas a milhares de famílias da comunidade de São Gonçalo, além de levar idosos de carro para tomar a vacina contra a doença. 

    Procurado, o Itaú Unibanco informa que apura o caso internamente. "O banco pede desculpa ao cliente pelo transtorno causado e agradece seu empenho e honestidade", diz a nota.

    O banco não informou se outras pessoas acessaram o caixa eletrônico antes do Douglas e sobre possível prejuízo. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Niterói sediará Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20

    Próximo artigo
    >

    capa 060624

    Relacionados em São Gonçalo