Duas rodas
Apaixonados por bicicletas antigas exibem relíquias em SG
Turma do 'Pedal Antigo' realiza encontros e passeios
Em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, um grupo de pessoas apaixonadas por bicicletas antigas se reúne mensalmente para expor suas relíquias de duas rodas. A turma, intitulada de "Pedal Antigo", esteve no Horto do Barreto, em Niterói, no último dia 20.
O grupo é composto por uma gama de entusiastas de bicicletas ''à moda antiga''. Cerca de 200 pessoas, de idades diversas, integram o time.
Inicialmente, o ''Só Raridades'', cicle especializado em reparos de modelos de bicicletas antigas, foi o responsável por juntar os gonçalenses e niteroienses que compartilham a mesma paixão pelos pedais.
"A gente trabalha com bicicleta aqui desde 1990. Nós abrimos o cicle em 1980, mas o grupo tem seis anos", explicou o organizador do grupo e empresário Wagner de Oliveira Bispo.
Para integrar o grupo, é preciso atender a duas condições, conforme relata Wagner:
"A primeira coisa que a pessoa tem que ter é: uma bicicleta antiga e gostar de pedalar. A pessoa tendo uma bicicleta antiga que esteja em bom estado e que dê pra pedalar, pode ser adicionada no grupo", explicou.
Entre as relíquias do coletivo, se destacam os modelos Monareta, Hercules e Philips. As bicicletas costumam ser expostas ao fim de cada pedalada. O grupo já foi até a Praça XV, no Centro do Rio, e para a Ilha de Paquetá, na capital fluminense.
Uma vez por mês a gente faz reunião, mas toda semana a gente tem um ‘passeiozinho’, mesmo que seja para um bairro mais perto, mais próximo. Já pedalamos por vários lugares aí: Manilha, Itaboraí. Tem dias que uns podem, outros não podem, mas a gente está sempre junto!
O grupo une pessoas de outras cidades da Região Metropolitana, como Niterói e Itaboraí. De acordo com Wagner, em agosto deste ano, o grupo celebra o sexto ano de existência.
Para os interessados em integrar o grupo ''Pedal Antigo'', as solicitações de interesse podem ser feitas via Whatsapp, através do número (21) 98759-3751 (Wagner).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!