Simulado
Ao som de sirene, moradores desocupam bairro de SG; entenda
Ação foi realizada por agentes da Defesa Civil
O bairro da Covanca em São Gonçalo participou de um exercício simulado de desocupação promovido pela Defesa Civil, na manhã deste sábado (28). A ação teve início às 10h e se estendeu até às 12h, reunindo moradores próximos à sirene localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto.
O exercício faz parte do projeto "São Gonçalo Resiliente", que visa capacitar a população para agir de forma segura em caso de emergências, especialmente durante períodos de chuvas intensas. Ao som da sirene, os moradores foram instruídos a sair de suas residências.
O secretário da Defesa Civil, major Felipe Assunção, enfatizou a relevância do acionamento da sirene, que é operada pela empresa Gridlab.
"É fundamental para criar uma cultura prevencionista. Quando acionamos a sirene, as pessoas entendem que precisam participar dessa engrenagem. A sirene funciona como um alerta quando os pluviômetros indicam uma precipitação de 55 milímetros em uma hora, o que pode levar a deslizamentos de terra", compartilhou.
Além do exercício de evacuação, a ação contou com a presença de agentes da Secretaria de Saúde, que ofereceram serviços como aferição de pressão, verificação de glicose e vacinas contra Covid-19, gripe e ISTs, além de atendimento odontológico.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!