Orgulho
Alunas de SG vão para os EUA após vencer desafio da Nasa
Elas foram premiadas no Space Apps
Cinco alunas de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, premiadas no Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), ganharam a oportunidade de conhecer a sede da agência, em viagem que acontece no meio deste ano.
As estudantes Sara Soares, Samara Santos, Larissa Vargas, Jennifer Marques e Kezia Alexandre integram o curso de Assistente Administrativo da Firjan Senai, em parceira com os laboratórios BBraun.
Elas ficaram entre as 10 equipes vencedoras do Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da Nasa (Space Apps) 2023.
As cinco jovens representaram o Brasil no hackathon (desafio de programação), que envolveu cerca de 60 mil participantes, de 152 países.
As estudantes gonçalenses ficaram entre as 10 equipes vencedoras da competição e receberam o Prêmio de Projeto Mais Inspirador. Além de título e medalha, as alunas terão a oportunidade de conhecer a sede da Nasa.
O prefeito Capitão Nelson recebeu as alunas em seu gabinete na noite desta quarta-feira (28) e exaltou a conquista das gonçalenses, que irão para os EUA em julho.
"Quando a gente recebe esse tipo de notícia, que estudantes da nossa cidade estão ganhando prêmios deste nível, temos a certeza de que estamos evoluindo", disse o prefeito.
O aplicativo
O aplicativo desenvolvido pelas estudantes é o jogo “Eclipse: Celestial Shadows”, que explica como ocorrem os eclipses e por que somente algumas pessoas da Terra podem vê-los em um determinado momento.
É uma ferramenta educacional para ensino de crianças e adolescentes que podem aprender de forma interativa sobre a mecânica dos eclipses.
O app também tem objetivo de orientar em relação aos cuidados na observação de um eclipse solar ou lunar.
O Space Apps reúne programadores, cientistas, designers, contadores de histórias, criadores, construtores, tecnólogos e inovadores.
Participantes do mundo todo são incentivados a desenvolver projetos com soluções inovadoras para resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço.
O hackathon preza por atitudes colaborativas, criatividade e desenvolvimento do pensamento crítico, incentivando o crescimento e a diversidade da próxima geração de cientistas, tecnólogos, designers, contadores de histórias e engenheiros.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!