Adesão baixa
São Gonçalo reforça a importância da vacinação contra a gripe
Apenas cerca de 5% do público-alvo foram imunizados até agora
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo reforça a importância da vacinação contra a gripe, uma vez que até agora somente cerca de 5% do público-alvo compareceram às 44 unidades para se imunizar. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, na 25ª Campanha Nacional contra a Influenza 2023, 90% do público-alvo, formado por 394.850 pessoas na cidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
O imunizante está disponível para todos os grupos prioritários de segunda a sexta, das 8h às 17h. E, aos sábados, a vacinação acontece nas clínicas da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, e Gonçalense do Mutondo, das 8h às 12h. A campanha nacional segue até o dia 31 de maio e terá o Dia D no dia 6 de maio.
A cidade está vacinando crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); idosos com mais de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A vacina da gripe disponível é a trivalente, que protege contra a gripe suína (H1N1), contra a gripe sazonal (H3N2) – que são duas variantes do vírus Influenza tipo A – e contra uma cepa viral da Influenza tipo B. A vacina é considerada a melhor estratégia para prevenir formas graves dos vírus.
Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF e comprovação do trabalho ou laudos médicos. Para as pessoas com comorbidades não é necessária a apresentação de laudos e receitas. Não é necessário ter intervalo de outras vacinas para a imunização, inclusive a bivalente contra o coronavírus, que já está sendo aplicada em grupos prioritários na cidade.
pontos de vacinação
As unidades de saúde de vacinação da gripe em São Gonçalo são as seguintes: Polos Sanitários Paulo Marques Rangel (Porto do Rosa), Washington Luiz (Zé Garoto), Jorge Teixeira de Lima (Jardim Catarina), Hélio Cruz (Alcântara) e Rio do Ouro; USFs Jardim Catarina, Alexandre Fleming(Boaçu), Alberto Constantino Farah (Mutuá),Mahatma Gandhi (Jardim Califórnia), David Capistrano (Recanto das Acácias), Robert Koch (Porto da Madama), Badger Silveira (Tribobó), Juarez Antunes (Boa Vista do Laranjal), Mutuaguaçu, Santa Izabel, José Avelino de Souza (Tribobó), Irmã Dulce (Trindade), Josyandra Moura Mesquita (Colubandê), Oswaldo Cruz (Amendoeira), Waldemar Costa Nunes (Jardim Miriambi), Louis Pasteur (Guaxindiba), Barbosa Lima Sobrinho (Boa Vista), Santa Luzia, João Goulart (Jardim Catarina), Elza Borges (Santa Luzia), Ary Teixeira (Jardim Bom Retiro), José Jorge Cortes Freitas (Santa Isabel), Aníbal Porto (Monjolos), Geremias de Mattos Fontes (Jardim Bom Retiro), Roberto Silveira (Jardim Bom Retiro), Luiz Paulo Guimarães (Laranjal), Quinta Dom Ricardo, Wally Figueiras da Silva (Rocha), Zé Garoto, Jardel do Amaral (Venda da Cruz), Emílio Ribas (Barracão), Manoel de Abreu (Ipiíba) e Hiparco Ferreira (Engenho do Roçado); Clínicas Gonçalenses do Barro Vermelho e do Mutondo; PAMs Neves e Coelho; Clínica Municipal da Família Dr. Zerbini (Arsenal) e UBS Haroldo Pereira Nunes (Camarão).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!