Cidades
São Gonçalo receberá Carreta da Saúde
Na última segunda-feira (05) começou o projeto Carreta da Saúde, que irá percorrer 19 municípios fluminenses visando o combate à hanseníase e a outras doenças de pele. O objetivo da ação é levar atendimento gratuito a população e identificar casos da doença, além de capacitar profissionais de saúde dos municípios visando o diagnóstico precoce e possíveis tratamentos.
A Carreta da Saúde é uma parte do Projeto Roda-Hans, parceria da empresa Novartis com o Ministério da Saúde e com a Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos (DAHW).
Percorrendo 19 municípios fluminenses, entre eles São Gonçalo, Rio Bonito e Itaboraí. O município de São Gonçalo ocupa o segundo lugar em número de casos de hanseníase no Estado do Rio. Em 2018 contabilizou 78 casos, e neste ano, a rede de saúde acolhe 58 pessoas em tratamento, que dura de 6 a 12 meses, após o diagnóstico.
A hanseníase
A Hanseníase está fortemente relacionada às condições econômicas, sociais e ambientais desfavoráveis. É uma doença passada de uma pessoa doente para outra sadia. Os sintomas mais frequentes são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.
Serviço
De 8h às 17h
São Gonçalo – 14 e 15/08 - Rua Doutor Alfredo Backer, 605, Alcântara, em frente ao Assaí Atacadista.
Itaboraí – 19 e 20/08 - Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, em frente à Igreja Matriz de São João Batista.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!