Logo Enfoco


    Cidades

    São Gonçalo lidera índice de furto de energia em 2020, diz Enel

    Publicado 04/03/2021 às 13:46 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    enel, luz, poste, niterói
    A maior parte devido ao furto de energia, também conhecido como “gato”. Foto: Marcelo Tavares

    São Gonçalo lidera com 40%, o ranking dos municípios atendidos pela Enel Distribuição Rio com o maior índice de furto de energia no ano de 2020. Isso significa que, de toda energia distribuída pela companhia na cidade, cerca de 40% é perdida – a maior parte devido ao furto de energia, também conhecido como “gato”.

    Itaboraí vem na sequência, com índice de 31%, e Duque de Caxias ocupa a terceira posição, com 30%. As cidades de Araruama (29%), Magé (26%), Campos dos Goytacazes (24%) e Maricá (23%), aparecem em seguida entre as cidades com maior incidência de furto de energia. Em toda a área de concessão, o índice de furto representa cerca de 22%. 

    A Enel Distribuição Rio irá intensificar ainda mais o combate ao furto de energia em 2021, realizando inspeções constantes e operações conjuntas com a Polícia Civil e Militar para coibir a fraude, que também causa riscos de segurança e prejudica a qualidade do fornecimento de energia para todos. Furtar energia é crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Além disso, a prática põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.  

    Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a companhia realiza operações em parceria com a Polícia, além de diversos projetos sociais, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo. De janeiro a dezembro de 2020, foram realizadas 327 operações em parceria com a Polícia Civil em toda área de concessão da companhia. 

    Além de prejudicar a qualidade do fornecimento do serviço, o furto de energia impacta também o valor da tarifa de energia, já que a agência reguladora do setor elétrico (Aneel) leva em conta as perdas de cada distribuidora para calcular a tarifa de cada empresa. Dessa forma, como os custos de distribuição de energia são divididos entre todos os clientes, todos pagam pelo furto. 

    Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet ou pelo aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar. 

    Sobre a Enel Distribuição Rio 

    A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.  

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Palácios do Rio adiam abertura ao público

    Próximo artigo
    >

    Detran atenderá mais de 10 mil pessoas neste sábado

    Relacionados em Cidades