Lazer completo
São Gonçalo ganha praça revitalizada com parque, quadra e academia
Espaço no Jardim Catarina foi entregue pela prefeitura
Os moradores de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, ganharam mais uma opção de lazer com a inauguração da Praça Jornalista Valfrido Rocha, a Praça da Lona Cultural, no Jardim Catarina, na tarde deste sábado (17). O espaço foi revitalizado e recebeu paisagismo, pintura, restauração, instalação de brinquedos novos, uma academia ao ar livre e uma quadra sintética para os gonçalenses baterem 'aquela bolinha'.
Para o prefeito da cidade, Nelson Ruas, o Capitão Nelson, que esteve na inauguração, investir no lazer da população é primordial.
"Importante a gente colocar uma quadra de grama sintética, revitalizar toda a praça, a Lona Cultural, que estava totalmente abandonada. Isso é importante, a gente leva divertimento para a população, que também precisa. Passamos dois anos trancados dentro de casa, por conta da pandemia, e agora é hora da sociedade se socializar", disse o prefeito.
O deputado estadual eleito Douglas Ruas, filho do prefeito, também prestigiou o evento.
"Estamos entregando mais uma conquista para a população. Eu tive a oportunidade, em quanto secretário, de iniciar esse trabalho junto com a Secretaria de Conservação, nós criamos o projeto Praça Renovada, que visa recuperar os espaços públicos, dando uma opção de lazer para os gonçalenses aqui dentro da nossa cidade", afirmou.
A revitalização do local faz parte do programa Praça Renovada, que está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Conservação.
"É maravilhoso fazer parte de uma gestão que cuida das pessoas, a cada praça entregue a população tenho a certeza que estamos levando alegria e mais qualidade de vida para os moradores da região. Por isso, nosso trabalho é realizado com muito amor", disse Edson Leal, secretário da pasta.
Para Maria de Fátima, de 44 anos, o espaço revitalizado traz um clima de segurança e alegria para os moradores do local.
"Muito perfeito, está maravilhoso aqui! Que continue mantendo desse jeito, limpinho, organizado. Agora está perfeito para as crianças terem um lugar para curtir, se divertir e brincar no final de semana. Antes isso estava abandonado, dava medo, agora está tranquilo", disse.
Marcos Antônio, mecânico de 37 anos, destacou que o investimento no lazer surpreendeu e agradou não somente aos pequenos.
"Agora, eu ou minha esposa podemos vir até aqui usar os equipamentos da academia. Ou eu posso trazer meu filho e jogar bola com ele nesse campinho. Então, é uma opção muito bacana de lazer para todos nós aqui da região", afirmou.
Uma intervenção artística também foi elaborada no espaço, com um painel de grafite. A escolha da arte foi feita através de uma consulta popular, e o grafite escolhido representa a valorização da mulher periférica, suas singularidade e garra.
"É um espaço de convivência, com dignidade, tem muitas cores, muita alegria. Esse projeto, 'Praça Renovada', a gente quer que cada praça também tenha a cara da população, que a população se reconheça dentro desse espaço. A gente tem feito essas consultas públicas, ao longo do processo da execução das obras para que a população possa participar e votar. A arte e o grafite são produzidos por grafiteiros locais", explica Maria Gabriela Bessa, secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais.
A ideia fica evidente para os moradores, que, tendo a opção de participar dos detalhes, acabam encontrando aconchego no lugar.
"Os moradores se reuniram para votar e escolher essa arte, e não tem nada que represente melhor esse lugar. Está tudo muito lindo, aconchegante, e tomara que todos ajudem a manter desse jeito, porque nós merecemos", afirmou Jéssica Costa, comerciante de 27 anos.
Às 17h, a Orquestra Municipal de São Gonçalo subiu ao palco para uma apresentação e encerrou a festividade.
LONA CULTURAL
A Lona Cultural, que fica no espaço, foi reaberta com diversas atrações para a população, como atividades práticas e teóricas na área circense, para crianças e jovens. Para manter a organização, uma equipe da Prefeitura distribuiu fichas de inscrição ao longo da semana.
A partir de agora, os interessados podem retirar a ficha de inscrição na própria Lona Cultural para participar das atividades oferecidas, como malabares (bola, claves e diabolôs), acrobacia de solo (rolamentos, paradas e pirâmides) e monociclo/equilibrismo (pernas de pau e rola-rola).
Ao todo, serão 50 vagas, divididas em dois turnos. As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h10 e das 14h às 16h10. As oficinas terão duração de nove meses.
Para participar, os interessados devem atender aos seguintes requisitos: ser crianças e jovens de diferentes faixas etárias e cursar o ensino Fundamental ou Médio. É necessário levar as seguintes documentações: registro geral; comprovante de residência atual; declaração de frequência escolar no curso regular de Educação (ensino fundamental ou médio) ou no programa de Educação de Jovens e Adultos; certidão de nascimento (no caso do menor não possuir RG) e atestado médico (liberando para atividades físicas).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!