Cidades
Rua de Camboinhas é esquecida em Niterói
A deterioração da Rua Projetada, em Camboinhas, área nobre da Região Oceânica de Niterói, é um problema enfrentado há décadas pelos moradores da região. Quem passa pela via, logo nota o contraste com as residências construídas.
Segundo moradores, que em sua grande maioria são antigos na área, em diversos pontos da via fica difícil trafegar de carro ou a pé, por conta dos buracos, poças d’água e desníveis - principalmente quando chove.
Eles alegam que mesmo nessas condições, pagam uma taxa de R$ 5 mil por ano de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Essa mesma via também atende a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), recém-inaugurada nesta terça-feira (24), com a presença de inúmeras autoridades e criticada pelos vizinhos.
Isso porque, segundo eles, apesar da região nunca ter sido atendida por serviços de pavimentação, era bucólica e sem grandes movimentações de veículos do tipo caminhão “que fazem lamas e trazem poeiras para as nossas varandas”, ressaltaram os habitantes da região.
Duas moradoras da região fizeram um protesto silencioso, enquanto ocorria a entrega do ETE, fazendo uso de uma faixa, com a frase ‘Asfalto, Já’.
Para Miriam Viana, de 49 anos, não há uma explicação plausível para que a Prefeitura não execute o serviço na região de imediato.
“Asfaltar a rua é o mínimo que a Prefeitura pode fazer por nós. Eu lavo a minha varanda e sobe a poeira tudo de novo. Já tentamos falar com o Executivo uma vez, através do Portal de Reclamação, mas nada", explicou.
Segundo Viana, o seu esposo já fez um abaixo-assinado com moradores de um trecho e já recolheu assinaturas: "Pretendemos pedir ainda mais apoio aos demais também”.
Cláudia Viana, de 51 anos, é outra moradora que lamenta a situação da rua.
“A Prefeitura tem que fazer essas obras. Passa caminhão e carro o tempo todo. As nossas calçadas ficam todas sujas. A gente não consegue deixar a casa limpa”, frisou.
Procurada, a Prefeitura de Niterói, por meio da Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa), informou que está realizando obras de drenagem e pavimentação com o objetivo de reurbanizar toda a Região Oceânica até 2020.
Ainda segundo a Emusa, uma equipe será enviada até o local para fazer uma nova vistoria e, dentro do planejamento e organograma de obras, atender ao pedido dos moradores.
"Vale ressaltar que não está sendo feita apenas a pavimentação das ruas, e sim a implantação de projeto de infraestrutura, incluindo também drenagem, com o objetivo de solucionar problemas de alagamento", informou a nota.
Legislativo
A Câmara Municipal de Niterói, através do vereador Sandro Araújo (PPS), inclusive, chegou a criar uma indicação legislativa nº 1638/2018, em 27 de agosto do ano passado.
O documento sugere ao Poder Executivo que providencie junto a Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (EMUSA) uma operação de asfaltamento por toda a extensão da Rua Projetada, em Camboinhas.
Segundo a pasta do político, mesmo após pouco mais de um ano da ação, não houve uma resposta.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!