Cidades
Roubo a residência tem queda de 100% em Maricá
Os índices de roubo a residência, furto de veículos e roubo a transeuntes apresentaram queda no mês de outubro em Maricá, segundo dados do Setor de Identificação Policial (SIP) da Delegacia de Maricá (82ª DP).
O roubo a residência, apontado como um dos índices mais preocupantes pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), teve queda de 100% no mês de outubro, já que não houve registro na cidade.
De acordo com o delegado titular da Delegacia de Maricá, Júlio César Mulatinho, a prisão de uma quadrilha especializada em roubo a residência fez com que os índices caíssem.
"Conseguimos identificar uma quadrilha que estava efetuando roubos a residências na cidade. Com a prisão desses criminosos o roubo a residência foi zerado em outubro", contou.
O número de roubos de veículos também apresentou queda significativa de 81%, comparado ao mês de setembro. No primeiro semestre de 2019 foram registrados 130 casos, contra 97 no mesmo período de 2018. Já em outubro apenas dois veículos foram roubados na cidade.
Segundo o chefe de polícia da delegacia de Maricá (82ªDP), José Renato Oliveira, após realização de um serviço de inteligência e integração da Polícia Civil, Polícia Militar e Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), criminosos foram identificados e presos na cidade.
"Com a integração entre as forças policiais a redução dos crimes é natural e significativa. Aqui no município estamos realizando operações conjuntas. A Polícia Civil realiza a parte de inteligência, mesmo com a dificuldade de efetivo; e a Polícia Militar a parte ostensiva, assim como o Proeis. Trabalhando juntos os resultados são ainda mais satisfatórios” pontuou.
O roubo a transeuntes teve queda de 17% comparado ao mês de setembro. Apenas 29 casos foram registrados na delegacia da cidade.
"A gente trabalha com estudos de mancha criminal, sendo assim conseguimos analisar e ter uma leitura. Através de planejamento diário conseguimos atuar onde realmente existe a mancha criminal, fazendo com que seja diminuindo o índice de criminalidade", explicou o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Sylvio Guerra, responsável pelas cidades de Niterói e Maricá.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!