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    Vilões dos consumidores: veja o ranking dos piores serviços no estado

    O setor de energia ganhou destaque nas reclamações em 2025

    Publicado 17/06/2025 às 14:38 | Atualizado em 17/06/2025 às 18:19 | Autor: Enfoco
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    A população pode realizar reclamações diretamente com os canais de atendimento
    A população pode realizar reclamações diretamente com os canais de atendimento |  Foto: Divulgação

    Levantamento da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e do Procon-RJ revela que, só entre janeiro e maio deste ano, foram registrados mais de 157 mil atendimentos de consumidores em todo o estado. Esse número já supera o total em todo o ano passado, que foi de 140 mil. Dentre os mais reclamados estão bancos, telefonia, energia e e-commerce.

    Em primeiro lugar no ranking, os serviços bancários e financeiros, juntos, somam quase 21 mil registros, seguidos pelas empresas de telecomunicações, com quase oito mil reclamações. O setor de energia elétrica ultrapassou 3.700 casos. O comércio eletrônico também continua sendo um dos vilões da lista, com 3.379 registros nos primeiros cinco meses do ano.

    De acordo com a secretaria, o crescimento foi de quase 13% e revela um consumidor mais consciente e ativo. Ao todo, 157.781 demandas foram recebidas por meio de canais diretos, além de mutirões, audiências de conciliação e pela plataforma digital Consumidor.gov.br .

     “O consumidor está cada vez mais consciente dos seus direitos e busca canais seguros e eficazes para resolver conflitos. Nossos mutirões presenciais e virtuais seguem com alto índice de acordos” afirmou o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.

    As concessionárias de energia elétrica vêm subindo posições na lista de empresas mais reclamadas. Em 2023, o setor de ocupava o 6º lugar; em 2024, passou para o 4º. Já em 2025, chegou ao 3º lugar, com 6.236 reclamações envolvendo as empresas Light e Enel, apenas entre janeiro e junho. As principais queixas são falta de luz e cobrança indevida.

    O que dizem as empresas citadas

    Por meio de nota, a Enel Distribuição Rio informa que "mantém diálogo permanente com o Procon RJ e a Secretaria de Defesa do Consumidor. No período citado, o distribuidor esclarece que recebeu 5% do total de observações mencionadas, que foram atendidas".

    O Enfoco ainda aguarda o posicionamento da Light.

    Como buscar ajuda

    Quem quiser fazer uma denúncia, tirar dúvidas ou registrar uma reclamação pode entrar em contato com os canais de atendimento da Secretaria ou do Procon-RJ:

    Fala Consumidor – SEDCON

    (21) 99336-4848

    atendimento@sedcon.rj.gov.br

    Procon-RJ

    Disque 151

    WhatsApp: (21) 98104-5445

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